LIÇÕES

Devocional 02-07

2 de Julho

Leitura bíblica: Atos 16.6-15; Tiago 4.13-16

Tomar decisões é um dos grandes desafios da vida humana, não é mesmo? E, para isso, é necessário ter muita sabedoria e entendimento. Histórias como essa, de Paulo e sua equipe nas expedições missionárias, me fazem refletir que nem sempre o caminho mais óbvio, mais natural, é o caminho de Deus.

O texto diz que o Espírito Santo os impediu de pregar a palavra na Ásia (v.6); depois, tentaram ir para Betânia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu (v.7). Ora, se eles estavam com as intenções mais nobres de pregar e evangelizar, por que o Senhor não abriu as portas naturalmente para eles? Não seria o mais óbvio? Mas, ao contrário, o texto atribui o fechamento dessas portas à própria Trindade.

Por vezes, podemos ter muita certeza de uma decisão. Pode ser óbvio, pode ser lógico, natural. Mas, pode ser que não seja a decisão certa ou o tempo certo. Porém, o mais encorajador nessa história é que esse mesmo Deus se apresenta, em sonho, para recolocar Paulo e sua equipe no caminho certo: “passa à Macedônia e ajuda-nos” (v.9-10). Cremos em um Deus presente, um Deus que fala, que não quer que estejamos perdidos.

Por fim, é muito interessante ver que o que esperava por Paulo e sua equipe lá na Macedônia não era uma grande multidão. O texto menciona “certa mulher, chamada Lídia” (v.14) que veio para escutá-los, abriu o coração e ela e sua casa foram batizados (v.14-15). O Senhor move os céus e a terra por uma vida, por uma mulher, por uma família. Ele abre e fecha portas para cumprir Seus propósitos e para alcançar vidas, ainda que seja apenas uma.

Marcelo Barros | Pastor