LIÇÕES

Devocional 12-07

12 de Julho

Leitura bíblica: Gênesis 24

O Dia dos Namorados é uma data contemporânea. Não sei se você sabe, mas essa palavra “namoro” (ou qualquer de suas variações) sequer aparece na Bíblia. É um conceito contemporâneo. Então, tudo que se fala a respeito disso é tirando princípios e valores, dentro de contextos um tanto diferentes. Existe uma história em que Abraão envia um de seus servos à terra de sua parentela com a missão de encontrar uma esposa para Isaque. E, mesmo em um contexto tão diferente, é possível perceber princípios muito valorosos.

Primeiramente, Abraão estabelece critérios (v.3-6). Não se pode entrar em um relacionamento sem peneirar algumas questões inegociáveis.

Segundo, Abraão chama o Senhor para estar à frente do processo (v.7) e o servo cobre toda a jornada com oração e temor (v.12). Tenha fé que o Senhor é o Criador da família e que Ele está interessado em guiar alguém à uma pessoa que, ainda que imperfeita, seja alguém que se encaixe com seus propósitos de vida.

Terceiro, o servo pede por sinais de Deus que possam lhe dar convicção de quem é a pessoa certa (v.14) e, depois, ele observa atentamente se está interpretando aqueles sinais de forma correta (v.21). Creia que essa é uma decisão importante e que o Senhor vai trazer convicção ao seu coração, ao da pessoa e aos familiares.

Ainda há vários outros princípios muito aplicáveis: gratidão pelo direcionamento (v.27); aprovação e bênção dos pais (v.50); a decisão e o desejo também por parte do outro (v.58); e, por fim, mesmo neste contexto tão diferente, ele não fica de fora: o amor (v.67).

Se você está namorando ou é casado, celebre essa data com alegria! Os casados, em especial, não deixem de celebrar também. Cultive a chama do relacionamento! E, passe esses princípios do processo de decisão para seus filhos/netos. E se você é solteiro(a) e está à procura de um companheiro(a), não se apresse nem se precipite. Esta é uma decisão muito importante! Coloque esses princípios em prática e que o Senhor te guie!

Marcelo Barros | Pastor