LIÇÕES

Devocional 13-07

13 de Julho

Leitura bíblica: Êxodo 12.5-7, 11-13, 24-27, 31-32

Êxodo é uma coletânea dos relatos salvíficos de Deus na história de seu povo. Os relatos são extremamente superficiais em alguns detalhes para enfatizar um ponto principal. “O escritor (trabalha com dois objetivos paralelos) enfatiza como este momento está ligado à Páscoa e o que está no cerne desta passagem é como as gerações vindouras se lembrarão da Páscoa, como responderão ‘quando seus filhos/as lhes perguntarem’ (12.26); não é um relato passo a passo do que realmente aconteceu.” Esta foi a história que definiu Israel: eles eram escravos indefesos até que o poder de Deus os libertou. Tudo que Deus revela ao seu povo tem a ver com o discipulado, tanto no tempo presente quanto na perspectiva do vindouro.

Conforme mencionado acima, Êxodo 12.24-26 foi escrito muito depois daquela dramática noite de partida do Egito.  Anteriormente, não havia a forma escrita, mas a oral: os pais passavam para os filhos/as os feitos de Deus na história do seu povo. A narrativa oral e o posterior registro escrito definiram o lugar central que essa história ocupava na fé de Israel. Eles não podiam ver a si mesmos ou a seus filhos/as como pessoas que existiam por causa de seu próprio poder ou engenhosidade. Eles eram o povo de Deus, libertos para os propósitos de Deus! Como você aprendeu a se ver (ou pode aprender…) não como uma pessoa que se fez sozinha, mas como alguém para quem as melhores partes da vida são um presente de Deus?

Nossa Igreja crê e vive na perspectiva de relacionamentos profundos com Deus e com o próximo, pois somos uma Igreja em discipulado. O discipulado zela tanto por nós quanto pelas novas gerações.

Pode parecer estranho que o versículo 11 ordene “coma a refeição rapidamente” na Páscoa. Esta foi uma forma de preservar a memória de uma partida repentina, de um momento em que o povo de Deus teve que avançar para a liberdade dada por Deus AGORA, e não mais tarde. Você já enfrentou uma situação em que atrasar era praticamente, o mesmo que recusar-se a se mudar? Como você pode viver sua vida preparado para responder a Deus, mesmo que isso leve à alteração de outros planos ou expectativas que possa ter?

“Uma igreja grande para impactar e em discipulado para amar, cuidar e se importar! “

Em Cristo,

Wesley Nascimento | Pastor