16 de Julho
Leitura bíblica: Salmo 51
O salmo 51 é uma descrição bem clara do caminho do arrependimento. Esse caminho é vivenciado por todo cristão(ã). À medida que avançamos nessa jornada, experimentamos a restauração. Como muitos sabem, esse salmo foi escrito pelo rei Davi, em um momento de profundo reconhecimento de seu pecado. É interessante perceber que muitos detalhes do texto são verdadeiros passos para uma vida restaurada. Vejamos os primeiros versículos de 1-9: Davi reconhece que pecou. Este é o primeiro passo: reconhecer a sua condição de pecador. Davi percebe que, além disso, seu pecado atinge primeiramente a Deus. Por isso, o segundo passo é reconhecer a condição de Deus enquanto criador, dono de tudo. Se o pecado traz malefícios a pessoas, lugares, estruturas etc., o primeiro a ser atingido é o dono. Se eu não cuido da casa, eu não amo e nem respeito o dono da casa. Assim, esse terceiro passo, na trilha do arrependimento, é sobre amar a Deus. Arrepender-se passa pela pureza de coração, e amar a Deus requer um espírito inabalável. As duas atitudes dependem da ação do Espírito em nós.
Por isso, o quarto passo praticado por Davi (vs 11), é ter uma vida de intensa busca pelo Espírito Santo, pois Nele encontramos nossa verdadeira identidade de filhos. Davi entendeu que, sem a presença do Espírito, ele erraria de novo. Por fim, no versículo 13, depois de trilhar os primeiros passos e buscar o Espírito Santo, ele relembra qual era sua missão (que também é a nossa): ensinar aos transgressores os caminhos de Deus até que os pecadores se convertam.
Assim, reconhecer nossa condição, perceber que pecamos contra o Criador, entender que precisamos amá-lo de todo o nosso coração e buscar seu Espírito faz parte da jornada do arrependimento. Essa trilha nos leva a uma vida de restauração completa: do pecado e transgressão à Glória e redenção. Que o caminho do arrependimento seja sempre a direção escolhida por nós, e que a nossa vida seja sempre a revelação da Glória de Deus.
Cláudia Araújo | Seminarista