LIÇÕES

Devocional 26-07

26 de Julho

Leitura bíblica: Juízes 13.1 a 16.31, e Hebreus 11.32

Da tribo de Dã, Sansão foi um dos juízes dos antigos israelitas, mencionado no Livro de Juízes, que julgou em Israel durante vinte anos nos tempos dos filisteus. A Bíblia nos relata, no livro de Juízes 13.1-5, que a história de Sansão se deu em um período muito conturbado (1161 a.C.) no qual os filhos de Israel haviam voltado a praticar o que era mau aos olhos do Senhor; e o Senhor os entregou na mão dos filisteus.

Neste tempo, o Anjo do Senhor visitou, separadamente, uma mulher estéril e seu marido, Manoá, e anunciou a eles que a mulher daria à luz um filho, deixando a seguinte recomendação a ela: “agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda. Porque tu conceberás e darás à luz um filho, e não subirá navalha sobre a sua cabeça, porque o menino será Nazireu de Deus desde o ventre, e ele começará a salvar a Israel da mão dos filisteus” (Juízes 13.4).

Sansão nasceu, cresceu e o Senhor o abençoou (Juízes 13.24). Mesmo assim, contrariando a orientação de seus pais, Sansão escolheu por esposa uma mulher filisteia (Juízes 14.2-4). Em consequência desse ato, Sansão é traído por essa esposa filisteia, que acaba por ser dada a um de seus amigos, um companheiro que com ele andava (Juízes 14.15-20). Sansão ficou furioso ao descobrir que sua esposa era de outro e, por vingança, destruiu as plantações dos filisteus. Estes, por sua vez, queimaram a esposa e o pai de Sansão. E, mais uma vez, Sansão se vinga matando mais de mil filisteus.

Aqui, vemos as consequências da desobediência e das alianças erradas. Sansão foi traído em vários aspectos: pelos filisteus, que tipifica o mundo; por sua esposa, que tipifica o companheirismo com o mundo; e por seu amigo, que tipifica uma aliança profana.

Como se não bastasse, passado algum tempo, Sansão se relaciona com outra filisteia, uma prostituta (Juízes 16.1). E, a história não confirma se essa mulher já era Dalila, a mulher filisteia que o levou à morte. Vemos que, mesmo sendo capaz de eliminar um leão e mais de mil filisteus, Sansão não conseguia eliminar sua luxúria e nem dominar seus apetites mais sórdidos.

Depois disso, Sansão se apaixona por outra filisteia, do Vale de Soreque, que tinha por nome Dalila (Juízes 16.4). E, daí para frente, já sabemos no que deu. Dalila, além de enganar e trair Sansão, levou-o à morte.

Portanto, tenha cuidado com as alianças às quais estará exposto. Honre teu pai e tua mãe, teus líderes e pastores, e viva sempre debaixo da orientação do Espírito Santo de Deus. Só assim você estará protegido e não cairá nas ciladas de alianças erradas.

Diogo Schimitz | Ministério de Louvor