29 de Julho
Leitura bíblica: Isaías 8.17; Lamentações 3.21;
O escritor Floyd McClung escreveu: “certo dia, você acorda e percebe que todas as suas sensações de comunhão espiritual se foram. Você ora, mas nada acontece. Repreende o diabo, mas isso não muda nada. Faz exercícios espirituais, seus amigos oram por você, você confessa todo pecado que consegue imaginar e então sai por aí pedindo perdão a todos que conhece. Jejua e nada acontece. Então começa a se perguntar quanto tempo essa escuridão espiritual irá durar. Dias? Semanas? Meses? Será que ela vai acabar? Você tem a impressão de que suas orações simplesmente batem no teto e voltam. Em absoluto desespero, você grita: ‘Qual é o meu problema?’ A verdade é que não há nada de errado com você! Trata-se de uma parte da provação e do amadurecimento de seu relacionamento com Deus. Todo o cristão passa por isso pelo menos uma vez, geralmente várias vezes”.
Em meio aos desafios e dificuldades, não busquemos outro caminho que não seja o Deus vivo. Esperemos no Senhor, que possamos crer mesmo quando a esperança falhar (Romanos 4.18). Mesmo que meus pecados e que as circunstâncias ao meu redor não sejam favoráveis, eu quero manter na memória o que me dá esperança (Lamentações 3.21).
Deus é real; não importa como você se sinta (Mateus 28.20b). O que você faz quando pensa que o Senhor está a milhões de quilômetros de distância? Pois é, aí que a adoração a Deus fica difícil. Davi descreve em muitos dos seus salmos: “por que Senhor te conservas longe? E te escondes nas horas de tribulação?” (Salmos 10.1). “Deus meu, por que me desamparastes? Por que ignoras meu pedido de socorro?” (Salmos 22.1). “Por que me rejeitas?” (Salmos 43.2).
Como louvar a Deus quando você não compreende o que está acontecendo em sua vida e Deus se mantém em silêncio? (Exemplo de Jó 1.20-21). Diga a Deus exatamente como você se sente!
Você sabia que admitir seu desespero para Deus pode ser uma declaração de fé? Davi disse no Salmo 116.10: “cri, por isso falei: ‘estou completamente arruinado’”.
Concentre-se no Deus imutável! Apegue-se ao caráter imutável de Deus. Em tempos de deserto espiritual, você deve confiar pacientemente nas promessas de Deus.
Não fique preocupado com os problemas, pois as circunstâncias não podem mudar o caráter de Deus. Lembre-se do que Deus já fez por você!
Wesley Garcia | Pastor