6 de Agosto
Leitura bíblica: Êxodo 3.1-10
O chamado de Moisés tem um contexto muito interessante. Ele vem da linhagem de Israel, mas foi criado na família de Faraó (Êxodo 2). Em determinado momento, matou alguém devido aos maus-tratos aos israelitas (2.11-12). Moisés, certamente movido por culpa e medo, fugiu (v.14-15).
Durante muito tempo, portanto, Moisés esteve em anos de fuga de tudo e de todos. Longe da situação do povo de Israel, longe da situação do povo do Egito, longe de Deus e Seus planos para sua vida. A culpa, o medo e a sobrecarga de problemas têm o potencial de nos fazer querer fugir, nos isolarmos de tudo, não querer se envolver mais com nada.
Daí, aparece a famosa sarça ardente (3.2), que atrai a atenção de Moisés. E a primeira coisa que ele ouve da parte de Deus é: “Moisés! Moisés” (3.4). Isso é tão simples! Mas, ao mesmo tempo, tão forte. Deus chama Moisés pelo nome. O homem que estava fugindo, que estava escondido, que certamente não ia querer “se meter” nessa história entre a sua família biológica e sua família de formação. O Senhor vai atrás dele e o chama pelo nome.
Por que Deus não chamou alguém dentre os que estavam escravizados? Por que não chamou alguém do próprio Egito que se compadecesse dos israelitas? Por que não qualquer outra pessoa? É muito interessante pensar que, de fato, Moisés foi escolhido por Deus. Muitos na Bíblia tentaram fugir de Deus, mas ninguém conseguiu. Deus sempre soube onde Moisés esteve, manifestou-se, o trouxe para perto e o chamou pelo nome!
Muitas vezes, achamo-nos indignos por termos cometido um grande erro no passado. Ou talvez a simples possibilidade de nos envolvermos com um ministério desperte gatilhos e lembranças de muito estresse e sobrecarga, por ser filho(a) de pastor ou de líder, e você simplesmente quer fugir de tudo isso. Mas, irmão(ã), não fuja dos planos do Senhor para sua vida! Se for preciso se isolar temporariamente, tudo bem. Arrependa-se dos seus pecados, cuide da sua saúde, recarregue suas forças. Mas lembre-se sempre que o Senhor te conhece e te chama pelo nome. Ele tem planos para nós!
Marcelo Barros | Pastor