2 de Setembro
Leitura bíblica: Jonas 3.8-10
Quando Deus enviou Jonas para pregar em Nínive, ele preferiu fugir para Társis do que obedecer ao Senhor. Por conta disso, passou por um momento difícil, quando, por sua desobediência, passou três dias e três noites no ventre de um grande peixe. De dentro deste grande peixe, eu creio que ele fez uma oração sincera, pois sabia que somente o nosso Deus poderia salvá-lo. O Senhor ouve a oração de Jonas e fala ao grande peixe, e este o vomitou na terra.
O que levou Jonas a não querer pregar em Nínive? A crueldade dos assírios. Eles eram famosos por atos bárbaros, como: cortar o inimigo em dois e pendurar nos portões da cidade; cortar a barriga de mulheres grávidas e arrancar os fetos. Foram estas razões para Jonas recusar ir a Nínive (Jonas 1.3). Talvez Jonas temesse o que os ninivitas fariam com ele.
Diante da segunda oportunidade dada por Deus, Jonas começou a proclamar o julgamento de Deus contra Nínive, indo a uma jornada de um dia para a cidade, declarando que ainda faltavam quarenta dias, e Nínive seria destruída. Ao ouvir as palavras de Deus da boca do profeta, os ninivitas creram em Deus. O rei proclamou um jejum e nem os animais poderiam comer ou beber água. Todos deveriam clamar a Deus e se converter de seus maus caminhos.
O rei estava falando de confissão e arrependimento. O rei dizia: “Quem sabe? Talvez Deus se volte e mude de ideia, e então se afaste do furor da sua ira, para que não pereçamos” (Jonas 3.9). Toda Nínive clamou fortemente a Deus e se converteu cada um do seu mau caminho. Deus viu o que fizeram e mudou de ideia quanto ao mal que tinha dito que lhes faria e não o fez.
Jonas, de início, não queria que Deus tivesse compaixão para com os ninivitas. Pediu até a morte ao Senhor. O Senhor mostra a Jonas que Ele se compadece das vidas que se arrependem. Que o exercício de justiça própria não agrada ao Senhor.
O desejo do nosso Deus é que todos sejam salvos. Então, vamos ser instrumentos de propagação do Evangelho, para que vidas se arrependam de seus pecados, se convertam ao Senhor e venha o genuíno avivamento.
Rosemary Barbosa | Pastora