3 de Setembro
Leitura bíblica: Gálatas 6.1-10
O apóstolo Paulo nos recomenda em tempo oportuno a fazer o bem a todos e, principalmente, aos da família da fé (cf. Gálatas 6.10). De acordo com as recomendações do apóstolo Paulo ao povo da Galácia, podemos encontrar pelo menos três pontos.
Primeiro – o cuidado do apóstolo Paulo em chamar aquele povo de “irmãos”, e não de servos ou ovelhas, promovendo vínculos de afinidade, fraternidade e cumplicidade. Entendendo que, ao exortá-los, através do Espírito Santo, estaria, por sua vez, exortando com mansidão e, assim, promovendo, além do aprendizado, afinidades que criassem vínculos de mutualidade e cumplicidade entre os irmãos e irmãs da Galácia.
Segundo – uma vez que somos irmãos e irmãs, devemos carregar, suportar, auxiliar uns aos outros com toda a compaixão, e não por força nem por violência, mas com amor. Assim, cumprimos a vontade de Cristo Jesus, que é nosso Senhor.
Terceiro – a cada homem e mulher, jovem e criança, sendo instruídos através da palavra de Deus, sejamos compartilhadores, conforme todas as boas coisas que temos aprendido da parte daquele que vos ensina, o Espírito Santo.
E, concluindo, voltemos ao versículo 10 de Gálatas 6: que aproveitemos todas as nossas oportunidades para fazer o bem a todos, que entendamos que o ser humano é feito segundo a semelhança do nosso próprio Deus. Que possamos amar mais, respeitar mais, proporcionar caminhos de aproximação e de comunhão, onde proporcionemos o crescimento contínuo desse corpo de Cristo, dessa família Santa de Deus.
Wesley Garcia | Pastor