LIÇÕES

Devocional 14-09

14 de Setembro

Leitura bíblica: Romanos 12.1-5

O apóstolo Paulo disse aos cristãos romanos que o serviço apropriado a Deus era oferecer-se como “sacrifício vivo”. Eles não poderiam fazer isso conformando-se com “este mundo”. “‘Este mundo’ é literalmente ‘esta era’ [em Gálatas 1.4, Paulo a chamou de ‘maligna’]. A ‘renovação da sua mente’ então, incluiria pensarem como cidadãos do ‘vindouro novo mundo’”. O “bom senso” deste mundo (naquela época ou agora) nem sempre se enquadra no modo de vida que Deus requer de cada um de seus filhos/as. Viver à maneira de Deus exige que Deus venha renovar o pensamento de seu povo. Nós somos o povo de Deus e somos frutos daquilo com que nos alimentamos. Por isso a Igreja sempre está preocupada em oferecer o melhor alimento para os discípulos/as de Jesus Cristo.

No mundo antigo, a maioria das pessoas fazia sacrifícios a algum “deus”. Isso geralmente significava matar um animal no templo ou santuário específico. Se essa fosse a sua formação, como você precisaria mudar seu pensamento e suas ações para responder ao chamado de Paulo de “apresentar seus corpos em sacrifício vivo”? De que forma você está disposto a colocar sua vida “no altar” para viver cada dia, oferecendo-se a Deus? Qual é a área da sua fé na qual você deseja uma mudança de pensamento ou quer ter mais compreensão?

Mais cedo ou mais tarde, ao deixarmos que Deus nos transforme, tornamo-nos agentes de transformação. Nas nossas casas, escolas, bairros ou locais de trabalho, começamos a ver coisas que não são exatamente como Deus deseja. Como a “renovação” da sua mente pode transformar a sua visão? Que passos, grandes ou pequenos, você deu para transformar atitudes ou práticas ao seu redor? Onde você pode ter a chance agora de transformar as coisas para melhor?

Em Cristo,

Wesley Nascimento | Pastor