LIÇÕES

Devocional 29-09

29 de Setembro

Leitura bíblica: Atos 17.1-14

A segunda viagem missionária, em Tessalônica, começou com Paulo indo visitar mais uma vez a sinagoga local. Ele fez isso por três semanas, como diz o texto. Esta passagem é importante, pois vamos ler duas cartas suas que são destinadas aos cristãos dessa cidade. Nessas cartas, Paulo fala, dentre outros assuntos, sobre a volta de Cristo.

Paulo sempre falava com base nas escrituras, identificando Jesus como o Cristo e explicando a necessidade de Sua morte e ressurreição. Sempre usando as Escrituras para fundamentar sua argumentação. Como não foi diferente em todo lugar que Paulo chegava, ele sempre procurava uma sinagoga para ministrar as boas novas do Evangelho e testemunhava a respeito de Jesus. O Espírito Santo atuou naquele lugar e houve muitos que se converteram, tantos judeus como gregos.

A conversão de uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres influentes, despertou a inveja dos judeus incrédulos que fizeram um motim e invadiram a casa de Jasom à procura de Paulo e Silas. Jason era, aparentemente, um dos tessalonicenses que tinha se tornado cristão. Ele havia recebido Paulo em seu lar, por isso a multidão atacou a sua casa.

Subornaram homens sem caráter para perturbar a ordem social para prender Paulo e seus cooperadores. A acusação foi pública e privada. E, não os tendo achado, arrastaram Jasom e alguns irmãos até os governantes da cidade, gritando: “esses que viraram o mundo de cabeça para baixo chegaram também aqui”.

“A expressão ‘estes que viraram o mundo de cabeça para baixo’ pode indicar que os cristãos foram tomados por nacionalistas judeus que tinham causado distúrbios por todo o Império Romano; no entanto, é mais provável que seja uma referência exagerada à agitação causada, de cidade em cidade, por judeus que se opunham à mensagem cristã” (Lázaro Correia).

Paulo e Silas foram levados para fora da cidade de noite, provavelmente para ocultar sua partida. Em vez de decidirem não correr riscos desse ponto em diante, eles viajaram para a Bereia e foram direto à sinagoga dos judeus. A grande coragem do apóstolo Paulo é sempre presente, pois sua carreira missionária até ali e dali para frente seria marcada por perigos, perseguições, prisões e açoites. A maioria dos homens teria abandonado uma luta que parecia condenada a terminar em prisão e morte.

Muitas vezes, seremos perseguidos apenas por fazermos o certo, por andarmos em obediência aos mandamentos de Deus, seja na escola, na faculdade, no trabalho ou na sociedade. Mas nunca devemos negociar ou negligenciar nossa fé!

Paulo foi fiel ao Senhor Jesus até a sua morte, deixando um legado de perseverança e coragem. Um exemplo deixado em seu tempo, que muito nos inspira nos dias de hoje.

Vamos fazer do mundo nossa paróquia!

Rosemary Barbosa | Pastora