1º de Outubro
Leitura bíblica: Mateus 8.2-3
O homem leproso teve um encontro com Jesus e depois disso a vida dele foi completamente transformada. Nesta passagem podemos tirar algumas lições que também poderão nos tornar limpos como limpo ficou aquele leproso. Aquele leproso não permitiu que uma sentença de morte e rejeição o impedisse de ir ao encontro do Médico dos médicos. Todo leproso estava condenado a viver como imundo, humilhado, suas vestes eram rasgadas, tinha que viver em constante isolamento social e familiar, como diz o libro de Levítico 13.45-46.
Mesmo com esse cenário de exclusão, ele se levantou do seu leito de dores e tomou a firme decisão de ir ao encontro de Jesus. O leproso decidiu prostar-se sobre o seu rosto em sinal de reverência ao Rei Jesus. Ele mostrou para a sociedade que ali estava e sobretudo para Cristo que mesmo naquela situação lastimável tendo sua pele toda ferida, ele podia adorar. Um dos mais belos ensinamentos dados por aquele homem foi que ele rogou!
A palavra rogar significa: pedir com insistência e humildade; suplicar, implorar, instar. Ele implorou para Jesus com humildade, ele não ficou impondo, pelo contrário, ele com toda humildade se dirige ao Médico dos médicos e diz: “Senhor, se quiseres, podes limpar-me”. Esta passagem nos ensina que muitos precisam mudar a forma como estão portanto diante de Jesus, a forma como estão pedindo algo para Cristo.
Precisam entender que não existe situação que não possa ser revertida quando direcionamos nossa fé o nosso clamor ao único que pode interceder por nós juntos a Deus, como a bíblia claramente nos mostra em 1 Timóteo 2.5. Mas, precisamos entender também que a vontade de Deus é soberana. O próprio Jesus orou na cruz, para que Deus fizesse Sua vontade naquela situaçao.
Assim como Jesus tocou o leproso, Ele se aproxima de nós em nossas necessidades e dores. A fé do leproso foi catalisador para sua cura. Devemos buscar Jesus com a mesma fé e confiança. Somos chamados a demonstrar a mesma compaixão de Jesus, alcançando os marginalizados e necessitados ao nosso redor.
Reconhecer o poder de Jesus sobre todas as áreas de nossas vidas, incluindo enfermidades e desafios.
Joseane Goese | Pastora