LIÇÕES

Devocional 24-11

24 de Novembro

Leitura bíblica: Isaías 61.3b e Marcos 12.30

Esse tema muito me alegra, pois Deus nos criou e colocou em nós uma essência, que nos leva até Ele: a adoração. Antes de tudo, precisamos entender o que significa, de fato, adoração, ou ato de adorar.

Adoração é um ato de amor intenso, imenso e apaixonado por alguém ou alguma coisa, e foi por isso que Jesus responde a um dos escribas quando este lhe pergunta: “qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. O primeiro é: “ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” (Marcos 12.29-30).

A palavra diz, no Evangelho de João, capítulo 4, que “os verdadeiros adoradores adoram ao Pai em Espírito e em verdade”. Ou seja, a adoração precisa fluir de nossos corações em verdade e, com toda sinceridade, para que Deus possa recebê-la em seu trono, pois Ele está à procura de famintos pela presença d’Ele.

Adoração que agrada a Deus vai muito além do vir ao culto, levantar as mãos, cantar, dizer glória a Deus, aleluia, amém, contribuir com ofertas e entregar dízimos. Isso faz parte da vida cristã e do ato de adorar, mas quer ver Deus de verdade do Seu trono?

Temos algumas atitudes na adoração como: dar as primícias de todas as áreas da sua vida, renunciar o pecado por amor a Ele, obedecer Sua Palavra, agir com verdade, confiar plenamente no senhorio de Deus, entregar-se totalmente em todas as suas decisões a serem tomadas e, principalmente, ter misericórdia e amor ao próximo, ao necessitado. Esses atributos de adoração agradam a Deus, pois seguem o modelo da vida de Cristo na TErra.

Mas o que agrada a Deus neste momento? Minha adoração pública ou particular? Vivemos o momento da chamada geração Z, em que o avanço tecnológico tem tomado o tempo disponível da vida do ser humano, não repudio a tecnologia, pois são ferramentas fundamentais para o Reino de Deus. Se usada corretamente, alcançará almas perdidas.

Porém, precisamos ter cuidado com os chamados “falsos profetas” e “falsos adoradores”, que se apresentam ao mundo com máscara espiritual. Mas, em sua vivência, existe um fator importantíssimo para vida espiritual, chamado “quarto”. Jesus disse: “tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e fecha à porta, orarás a teu pai em secreto”.

Adoração em particular é o combustível para incendiar pessoas publicamente (Rafael Tavares). Que busquemos, a cada dia, um coração puro, uma adoração verdadeira e vertical a Deus, para que Ele se agrade de nós e receba a nossa adoração como cheiro suave em Suas arinas.

Rafael Tavares de Mendonça Alves