15 de Dezembro
Leitura bíblica: 2 Coríntios 5.18
Sempre vale a pena restaurar os relacionamentos. Desde a queda de Adão e Eva, Deus tem procurado restaurar o Seu relacionamento com a humanidade.
Quando Deus chamou a Abraão, já queria formar uma nação de sacerdotes através da qual todas as outras pessoas do mundo seriam abençoadas (Gálatas 3.8), e cumprir através de Jesus Cristo a restauração de nosso relacionamento com Deus (João 14.6).
Deus nos deu o ministério de restauração de relacionamentos (2 Coríntios 5.18), mas para restaurar relacionamentos há necessidade de perdão.
Perdoar é a primeira das grandes diferenças entre o Cristianismo e as outras religiões, mesmo as religiões derivadas de Abraão como o Judaísmo e o Islamismo, que defendem vingança, “olho por olho, dente por dente” (Levítico 24.20) e principalmente das religiões que pregam a reencarnação como o Kardecismo, o Budismo e o Hinduísmo, que podem pregar o amor e a paz, mas não pregam a reconciliação com Deus.
Quando perdoamos ao nosso próximo e nos reconciliamos com ele, estamos obedecendo a Deus e aceitando o amor e o perdão que Ele nos oferece, permitindo que Ele atue em nós com toda plenitude, pois conforme diz Marcos (11.25-26): “e quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém perdoe para que vosso Pai Celestial vos perdoes as vossas ofensas. Mas se não perdoardes também o vosso Pai Celestial não vos perdoará as vossas ofensas”, isto é, sem perdão ao nosso próximo não há relacionamento com Deus.
Joel de Souza Matos