26 de Dezembro
Leitura bíblica: Colossenses 1.13-23
Ontem celebramos o Natal, a chegada do Rei. Hoje, o dia seguinte nos lembra que a obra desse Rei não ficou presa a uma data. O nascimento de Jesus inaugura um Reino que segue avançando, silencioso e firme no meio de nós.
Paulo afirma que Deus “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1.13). O Natal não é apenas uma data que traz uma lembrança bonita do nascimento de Jesus; é, acima de tudo, um lembrete da mudança de domínio no mundo. Por causa de Cristo, não pertencemos mais à escuridão que oprime, engana e adoece a alma. Fomos trazidos para perto do Filho Amado, onde há redenção, perdão e vida nova (Colossenses 1.14).
Os evangelhos mostram essa progressão do Reino: ele se aproximou (Mateus 4.17); somos chamados a orar para que venha (Mateus 6.10); ele chegou em Jesus (Lucas 11.20); e não terá fim (Lucas 1.32-33). Ou seja: O Reino começou no presépio, se revelou no ministério de Jesus e continua crescendo agora através de Seu Corpo, a Igreja.
Por isso, o pós-Natal é um convite À continuidade. O Reino do Filho Amado cresce toda vez que Jesus reina em nossas escolhas, em nossa casa, em nossa igreja, em nosso serviço ao próximo. Cresce quando a paz vence a irritação, quando o perdão vence a mágoa, quando a justiça vence a indiferença. E, como consequência, o reino das trevas diminui.
O Natal abriu o caminho. Hoje seguimos andando nele. Que a nossa oração permaneça viva: “venha o teu Reino”. E que o Rei continue reinando em nós.
Marcelo Barros | Pastor