10 de Janeiro
Leitura bíblica: Provérbios 13.12
Hoje em dia é comum encontrarmos pessoas sem esperança. No passado, elas tinham sonhos e estavam sempre animadas, mas, por algum motivo, agora acordam de manhã sem expectativa alguma e simplesmente deixam a vida as levar. Talvez seja porque se decepcionaram com alguém ou porque seus sonhos não se realizaram. A Bíblia diz: “a esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”.
A esperança é uma expectativa de que coisas boas acontecerão conosco, ou seja, é ela que nos dá força e vontade de experimentar os planos que Deus tem para nós. Jesus disse que o ladrão (Satanás) veio somente para roubar, matar e destruir, mas Ele veio para nos dar uma vida em abundância (leia João 10.10). Cristo quer que você seja esperançoso/a, não apenas com a eternidade, mas com uma vida vitoriosa aqui na terra. Ter esperança não nos custa nada, mas viver sem ela, nos custa muito, pois a vida perde o sentido e se torna um tédio.
Todos nós, em algum momento, precisamos renovar a nossa esperança. As lutas vêm para nos derrubar, mas com Deus podemos encontrar o encorajamento que precisamos. Na Bíblia lemos que Jó perdeu tudo o que tinha e a sua situação era tão desesperadora, que sua esposa disse para ele amaldiçoar Deus e morrer. Mas ele não fez isso, pois sua esperança continuava firme, e a Palavra diz que o Senhor deu a Jó duas vezes mais do que tudo o que tinha antes! (leia Jó 42.10).
Deus também promete restaurar a sua sorte e devolver em dobro tudo o que você perdeu. Será um tempo de honra no lugar da vergonha e desânimo, mas para isso, você precisa crer que as coisas serão melhores do que um dia já foram. Então, se agarre à esperança mesmo que você não saiba como resolver o seu problema. Deus foi fiel com você até hoje e Ele não te abandonará.
Pr. Silas Coutinho