11 de Janeiro
Leitura bíblica: 2 Timóteo 1 v.8-14; 2 v.1-10
1) DISCIPULADO É CONDUZIR UM DISCÍPULO A SEGUI-LO, CAMINHAR OS MESMOS PASSOS
Suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus (1v.8, 2v.3). Os que desejam viver piedosamente em Cristo serão perseguidos (3v.12). Paulo estava encorajando Timóteo através do exemplo. Está sofrendo? Eu também estou. Vamos passar por isso juntos! O discipulado tem tudo a ver com esse modelo de inspiração.
– Não se envergonhe (1v.8) X não me envergonho (1v.12);
– Suporte comigo (1v.8) X tudo suporto (2v.10) .
2) DISCIPULADO É ENSINAR AO DISCÍPULO A PALAVRA DE DEUS, E A COLOCÁ-LA EM PRÁTICA
Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo de sã doutrina que você ouviu de mim (1v.13) / Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu (3v.14).
O ensino se dá através do exemplo, mas também se dá através da Palavra. Paulo encorajou Timóteo a se manter firme no que Paulo ensinou. Precisamos inspirar, aconselhar, cuidar, mas sempre tendo a Palavra como guia de fé e prática.
3) DISCIPULADO NÃO É FAZER O DISCÍPULO SER DEPENDENTE DELE PARA SEMPRE, MAS PREPARÁ-LO PARA DISCIPULAR OS OUTROS.
As palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros (2v.2).
Muitos perdem o foco por se sentirem úteis e aceitos discipulando alguém. Gera-se um vínculo de dependência emocional e estagnação. Mas o bom discipulado é aquele que forma pessoas que formam pessoas.
4) DISCIPULADO NÃO É QUERER SER O CENTRO DA VIDA DE ALGUÉM, MAS APONTAR PARA JESUS
Lembre-se de Jesus, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi… (2v.8).
Na mesma linha do item anterior, o discipulado não é para ensinar uma pessoa a depender de você, mas para depender de Cristo, olhar para Cristo, ter Cristo como centro!
5) DISCIPULADO É CUIDAR DE ALGUÉM MESMO QUANDO O PRÓPRIO DISCIPULADOR PRECISA DE AJUDA:
Lembre-se de Jesus, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, pelo qual sofro e até estou preso como criminoso (2v.8-9).
Não tem a ver com sentimento. Tem a ver com compromisso, aliança. Paulo estava relatando seu sofrimento, mas estava encorajando seu discípulo. O cara preso, velho…. Tinha todo o direito de estar triste e reclamando da vida. Mas estava escrevendo carta e encorajando pessoas…. Essa é uma imagem que me inspira.
Pr. Marcelo Barros