13 de Janeiro
Leitura bíblica: Salmos 111.10
O temor ao Senhor precisa tocar em muito os nossos corações, pois qual o filho ou filha, que quer agradar ao pai, e não tem respeito a Ele? A verdadeira santidade trará o temor de pecar contra o Senhor. Esta sabedoria não é a mesma que se aprende nos colégios e universidade, mas sim, um profundo e sábio conhecimento e entendimento nas coisas espirituais. A sabedoria de Deus supera toda capacidade humana, mas, há uma sabedoria mais humilde, que Deus quis revelar e pôr ao alcance de todos. Essa sabedoria se adquire no temor do Senhor.
O temor do Senhor não é medo, mas uma atitude de profundo respeito, que inclui a adoração, o amor, o serviço a Deus e a obediência aos seus mandamentos. O temor do Senhor é o componente mais básico da sabedoria, uma virtude que só pode ser alcançada quando se conhece a Deus e submete-se à Sua vontade. Ter conhecimento sobre algo e não ter nenhum conhecimento de Deus aniquila esse valor que possui esse conhecimento. Só os loucos rejeitam o temor ao Senhor. Não temer a Deus equivale a rejeitar toda sabedoria.
O temor do Senhor é reverencia, o texto de Hebreus 12.28-29 nos confirma essa afirmação. “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.” O temor do Senhor nos fará cautelosos ao nos aproximarmos do santuário divino.
O temor do Senhor nos faz aborrecer o mal. (Provérbios 8.13) “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” Iremos temer ao Senhor à medida que o conhecermos. A falta desse temor leva o/a cristão/ã a viver uma vida relaxada e leviana, não discernindo entre o mal e o bem. Se você não aborrece o pecado, é porque não teme a Deus. Busque hoje mesmo este temor. Aproximar-se da sabedoria requer aproximar-se do Altíssimo, o que significa afastar-se de tudo o que Ele abomina.
O temor do Senhor nos traz instrução (Provérbios 16.33). “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.” Como já mencionamos, somente o conhecimento não torna ninguém mais sábio. É preciso também o temor ao Senhor. O mesmo vale para a honra, que necessita ser acompanhada da humildade. O temor do Senhor vai nos ensinar a usar a sabedoria. Deus condena ao homem que decidiu ser sábio aos seus próprios olhos. “Não sejas sábio aos teus próprios olhos, teme ao senhor e aparta-te do mal.” (Provérbios 3.7).
O temor do Senhor traz benefícios para nossas vidas como:
Prolongará os nossos dias (Provérbios 10.27), “O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados”.
Será um refúgio seguro (Provérbios 14.26), “No temor do senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para seus olhos”. O temor do senhor proporciona tanto proteção como fonte de vida.
Ajuda-nos a evitar o mal (Provérbios 16.6), “Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal”. A expressão pela misericórdia e pela verdade também pode ser traduzida pela devoção genuína.
Conduz-nos à vida (Provérbios 19.23), “O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, mal nenhum o visitará”. O cristão que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, não tem dúvida sobre sua salvação, e Deus o conduzirá na sã doutrina, livrando-o da operação do erro.
Que possamos, neste tempo de esperança, viver no temor do Senhor para que nossos dias sejam prolongados, que tenhamos proteção, livramento de todo mal e ter certeza da condução para vida eterna.
Pra. Rosemary Barbosa