LIÇÕES

Devocional 20-01

20 de Janeiro

Leitura bíblica: Jó 14.7-9; 14.15

Sempre que começamos uma nova tarefa ou uma nova etapa temos expectativas quanto a um desfecho positivo, às vezes as circunstâncias complicam a esperança de sucesso em nossas metas ou projetos. É triste ver tanta gente festejar e sonhar com um ano novo cheio de vitorias na passagem do ano e de repente já no fim de janeiro amargar desesperança. Infelizmente é isto que tem acontecido com muitas pessoas à nossa volta. A Bíblia fala do tema esperança e revela algo poderoso, isto é, a esperança divina é poderosa e pode mudar nossa perspectiva de vida e exercer uma influência tremenda em todas as áreas da nossa vida.

Ainda que o nosso Deus prolongue a vida de cada pessoa como diz o salmista no salmo 90.10, sabemos da nossa impotência enquanto seres humanos diante do poder e da sabedoria de Deus e que estamos sob os limites determinados por Ele. Neste texto citado, Jó roga a Deus por causa da brevidade e a miséria da vida humana, e utiliza duas metáforas vívidas: uma flor que murcha e uma sombra que passa. No versículo sete, na expressão “há esperança para árvore”, Jó deixa implícito que a vida é melhor para as árvores do que para o ser humano. Quando a árvore é cortada, ela pode brotar de novo.

Essa parte do texto nos traz à memória a profecia de Isaias (6.13) que dizia que Israel seria cortado, da mesma forma que se corta uma árvore, mas pela compaixão e amor de Deus, da árvore brotará novos ramos. Esse renovo é o nosso Salvador Jesus (Isaias 11.1). O renovo ou descendente de Davi estabelecerá um reino incomparavelmente maior.

Jó estava indignado, e no seu coração ele atribuía a seu sofrimento à ira de Deus, porque ele acreditava na lei da retribuição. Na sua visão os puros sempre são abençoados, mas os perversos, cedo ou tarde, serão julgados por Deus. E diante de sua indignação ele faz uma pergunta: “…morrendo o homem, porventura tornará a viver?”.  

Jó estava perdendo a esperança de qualquer restauração da sua saúde ou da família, e envolveu-se em pensamentos de morte; pôs-se a pensar no descanso que a morte traria à sua mágoa e dor. Os amigos de Jó silenciaram quando ele fez o questionamento, pois não sabiam se havia vida depois da morte. Todos bem sabemos que a resposta de Jesus, de acordo com o evangelho de João 11.23-26 e Isaias 26.19, responderia a inquietação de Jó e de muitos no dia de hoje.

Jó faz a pergunta e com determinação decide esperar a vinda da sua mudança. A esperança do povo de Deus é uma esperança que não se desespera, uma esperança que não falha, uma esperança que não morre. Porque não avaliamos a vida apenas pelo tempo presente. Deus promete um futuro interminável e maravilhoso aos que lhe são fiéis.

A esperança cristã é como uma árvore cortada. Mesmo decepada, ela volta a brotar. Mesmo que passe por violência, ela volta a renascer. A nossa esperança não pode ser abalada, quer enfrentemos golpes, perdas, inúmeras diversidades mais severas da vida, há um brado que precisa sair dos nossos lábios: o nosso Redentor vive e um dia estaremos com Ele e o veremos face a face.

Meu irmão/ã não fomos esquecidos/as por Deus. O Senhor sempre se importou com os aflitos e ainda se importa. “Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente.” (Salmos 9.18). Creiamos na esperança. Quando cremos, a Palavra do Senhor para nossas vidas é: “Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo” (Jó 11.18).

Jó renovaria a sua esperança. Ele olharia em redor e não veria perigo. Seria capaz de descansar à noite em paz, em contraste com suas voltas na cama, em suas dores. Jó descansou, assim como cada um/a devemos descansar em Deus. Em tempos difíceis, de aflição, ou oposição da parte dos inimigos, devemos voltar-nos para Deus como nosso verdadeiro refúgio, nossa esperança de um amanhã melhor. “Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Salmos 62:5).

Quais são os Propósito e o Futuro que Deus tem reservado para aqueles que creem nEle? (Jr 29.11). Deus transforma nossos “problemas” em “Esperança de um Futuro Melhor”! Devemos enfrentar os nossos Problemas com esperança, vendo neles uma Oportunidade, uma Porta de Esperança que se abre para um futuro melhor…!!! Deus disse que “havia esperança até para uma árvore cortada” (Jó 14.7), Deus disse que havia esperança até “para um vale de ossos secos” (Ez 37.11), Deus disse que havia esperança até para o “Pobre e Necessitado” (Sl 9.18), Deus disse que há Esperança para os que “Choram” (Jr 31.16-17).

Devemos esquecer as coisas ruins, as experiências ruins da vida… pois essas coisas, essas lembranças contaminam a nossa alma, nos entristecendo, nos fazendo sofrer e roubando a nossa Esperança. Só devemos nos lembrar de coisas boas (Lm 3.18-21)!

Pra. Rosemary Barbosa