LIÇÕES

Devocional 23-02

Leitura bíblica: Romanos 8.18

23 de Fevereiro

Sempre encontramos muitas pessoas desiludidas, sem esperança, sem paz, desesperadas, achando que não há solução para as suas angústias e problemas. Existe um ditado popular que diz que a esperança é a última que morre. Contudo, há um provérbio bíblico que contradiz esse dito popular: “o justo ainda morrendo tem esperança” (Provérbios 14.32). Porque a desesperança é característica de quem não tem Deus.

Quando acreditamos em Deus, nos alimentamos diariamente da esperança que está fundamentada na Palavra de Deus: “sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2a Coríntios 5.1). A esperança de muitos está fundamentada nos prazeres do mundo: nos bens desta vida, na vaidade da vida, na fama, no sucesso, nas pessoas, no dinheiro e riqueza, no ter e não no ser. Aqueles que assim procedem não têm a esperança verdadeira.

“Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Efésios 2.12;5.1).

As bases em que estão fundamentadas a esperança do homem e da mulher de Deus são duas:

1. Nas promessas bíblicas. “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para ser comparados com a Glória por vir a ser revelada em nós!” (Romanos 8.18). O sofrimento com Cristo sempre há de proceder a glória com Cristo. O sofrimento é o caminho para a glória. Primeiro o sofrimento, depois a glória.

2. No Deus das promessas e das alianças. “Mas Sião diz: o Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso pode uma mulher esquecer-se do Filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia não me esquecerei de ti” (Isaías 49.14,15).

São duas as fontes fundamentais da Esperança: 1. Fonte geradora de esperança. (Que é a Palavra de Deus) “[…] a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15.4). 2. Fonte alimentadora da esperança. (Que é Deus) “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito de Deus” (Romanos 15.13).

O que devemos esperar de Deus? Devemos esperar a Salvação de nossas almas. “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?” (Romanos 8.24). Devemos esperar a vida eterna na presença de Deus. “Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” (Tito 1.2). Devemos esperar o prêmio, o galardão nos céus. “Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?” (I Tessalonicenses 2.19). Devemos esperar a vinda gloriosa de Jesus. “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2.13). Devemos esperar a vitória contra as forças espirituais do mal. “O Senhor me livrará também de toda a obra maligna!” (II Timóteo 4.18).

É confortador saber que todos que participam dos sofrimentos de Cristo, por fim, ouvirão de seus lábios as palavras de boas-vindas: “Servo bom e fiel. Entre em meu descanso!”.

Pra. Joseane Goese