LIÇÕES

Devocional 29-04

29 de Abril

Leitura bíblica: Salmos 63

Para esta devocional, separei o Salmo 63, pois o que me chama atenção à essência deste Salmo é uma chave para entendimento do motivo de nossas existências, enquanto filhos e filhas do Deus Altíssimo: compreender que Ele é tudo para nós, e nós não somos nada sem Ele. Não é que Deus nos complete, como um cônjuge perfeito completa ao seu par, ou um filho ou neto que coroe a vida de um pai, mãe ou avó. No caso de Deus em nossas vidas, Este é tudo em nós. Não nos completa, pois sem ele não somos nada. Quando entendemos e aceitamos isto, quando amamos aceitar esta realidade, encontramos paz, segurança, sustento, equilíbrio… Encontramos a verdadeira felicidade. “A minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.”

Almejar a Deus com toda esta “ansiedade” (palavra usada pelo salmista) é reconhecer a Sua importância fulcral, intrinsecamente essencial à nossa própria existência. Somente almejando tanto ao Senhor, somente desejando tanto Sua presença, expressamos nossa adoração por Ele. E, ao fazê-lo, embora representemos isto com muitos atos e abstinência, a palavra “sacrifício”, na verdade, não nos pesa sacrificialmente, pois como o exemplo do salmista faz referência, uma entidade alegorizada por terra seca e árida faria qualquer sacrifício para ser permeada pelas águas de uma chuva torrencial. Porém, ao ser banhada por esta bênção celestial, todo e qualquer esforço imprimido para sua obtenção não carrega sofrimento. Ao contrário, traz satisfação e gozo.

Entender o Senhor como nosso tudo nos faz não temer a falta do pão, do abrigo, da companhia humana ou da própria saúde e vida como a conhecemos nesta terra. Isto porque nenhuma destas coisas é essencial para quem almeja apenas e tão somente ao Seu tudo, ao Senhor. E, a graça de Deus se manifesta em nossas vidas de uma forma poderosa e grandemente misericordiosa que, ao almejarmos apenas ao Senhor com tamanha ansiedade, nenhuma destas coisas nos faltará, pois tudo que seja tão importante para nós, como a água é para a terra árida, isto nos será dado.

A prova cabal para este fato é que, uma vez afastados do Altíssimo pelo tamanho do pecado de gerações e gerações, Ele, o Senhor se aproximou outra vez de nós na pessoa de Seu filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que se fez homem, água da vida, e choveu em nós. Uma vez abundados por Sua glória, jamais sentiremos sede ou fome. Portanto, que Ele seja tudo em nós.

Pr. Marcos Ferreira