LIÇÕES

Boletim Semanal 10/12/23

De 10 dezembro à 16 dezembro 2023

GUARDIÕES DO CAMINHO PARA A VIDA

“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente, o Senhor Deus, pois, o lançou fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gênesis 3:21-24).

Este é o primeiro lugar na Bíblia em que encontramos a palavra hebraica querubim. (Os historiadores hebraicos provavelmente colocaram Gênesis na forma escrita que temos durante ou após o exílio de Israel, cerca de 550 anos antes de Cristo) Devemos entender que antes disso o que havia era a tradição oral. As histórias da ação de Deus eram contadas de geração em geração. No Salmo 18:10, o Senhor monta em um querubim na tempestade. Em I Reis 6:23-28, dois grandes querubins mantêm suas asas sobre a arca no templo para protegê-lo e fornecer um assento para o Senhor.

Que impacto o relato de Gênesis de um querubim que mantinha os seres humanos afastados da Árvore da Vida traz a nossa vida espiritual? A parte final deste trecho das Escrituras representa a consciência de que vivemos em um mundo que deveria ser um paraíso, mas não é, pela decisão e imprudência do próprio ser humano. Não é diretamente falha individual nossa, mas da própria humanidade que se revela contra Deus a partir do pecado original. Somos mortais, e apenas a misericórdia de Deus pode nos dar vida eterna. Nossa cultura odeia pensar sobre isso. Precisamos, porém, entender que nossa mortalidade nos conscientiza de nossa necessidade de Deus.

Antes de descrever o querubim com espadas flamejantes, Gênesis 3 deu uma dica simbólica de que Deus poderia restaurar o acesso da humanidade à fonte da vida. Gênesis 3:15 relata que Deus disse á cobra tentadora que a prole da mulher “vai atingir a sua cabeça, mas você atacará os calcanhares deles”. O caminho da cobra (desconfiança de Deus) causaria muita dor, mas Deus derrotaria a serpente. Você é grato por Deus ter iniciado imediatamente um processo que reabriu o caminho para a vida abundante a partir do nascimento do Cristo da fé?

Cordialmente em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Download