LIÇÕES

Boletim Semanal 12/11/23

De 12 novembro à 18 dezembro 2023

PILARES DE UMA IGREJA RELEVANTE:

2. LOUVOR CONTAGIANTE

“E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor (Salmos 40:3).

Um dos aspectos mais importantes de uma cultura é a música. Creio que o brasileiro em geral gosta muito mais de música do que de futebol. A música é uma parte importante de nossas vidas. Nós comemos com ela, dirigimos com ela, compramos com ela, relaxamos com ela e, a exemplo de Davi, podemos darçar com ela (II Sm 6:14-15). Um cântico de louvor ao Senhor toca algumas pessoas de forma mais impactante do que o sermão de domingo. A música ultrapassa as barreiras intelectuais e leva a mensagem diretamente para o coração. Davi afirma que existe uma conexão entre a música e o evangelismo “… muitos o verão e temerão (…)” (Salmos 40:3). Embaladas por músicas profanas, muitas gerações se corromperam em busca de uma “liberdade” ligada ao pecado.

Precisamos de admitir que não existe um estilo de música que é sagrada. O que faz a música sagrada é a sua inspiração e mensagem. A música é o conjunto de arranjos de notas e ritmos; são as palavras que colocam a música no patamar da espiritualidade.

Por toda a história da Igreja, os grandes teólogos têm colocado a verdade de Deus no estilo musical de seus dias. O mais famoso hino da Reforma é “Castelo Forte”, música composta por Martinho Lutero. Charles Wesley usava as músicas populares das tavernas e das casas de ópera da Inglaterra com mensagens profundamente bíblicas para conduzir a Palavra aos corações. John Calvino contratou músicos profissionais para colocar sua teologia em forma de música.

As músicas que hoje consideramos sacras, já foram criticadas, assim como a música contemporânea que entoamos hoje.

Conheço pessoas que saíram da Igreja por questionar músicas entoadas na Celebração Dominical. Muitas pessoas confundem gosto musical com sacralidade ou não dos cânticos que são entoados na comunidade de fé e serviço. Spurgeon chamava o seu ministério de música como o “Departamento da Guerra”. Sabemos muito bem que Davi tocava e ministrava libertação ao Rei Saul por intermédio de sua harpa (1 Samuel 16:14-23). A música gera uma atmosfera de graça no ambiente cúltico e prepara a congregação para a ministração da Palavra de Deus.

Que Deus possa usar o Sela 2024 para nos ativar mais e mais na prática do louvor e da adoração.

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento

Download