LIÇÕES

Devocional 01-06

1º de Junho

Leitura bíblica: Atos 5.42

O Espírito Santo derramou-se sobre a Igreja no dia de Pentecostes. Cerca de cento e vinte almas naquele dia receberam o selo do Espírito Santo, que envolveu suas vidas de tal forma. Depois daquele dia, jamais seriam os mesmos. Jesus cumpriu a Sua promessa (Atos 1.5), e eles foram batizados com Espírito Santo. Pedro, cheio de poder, anunciou a Palavra de Deus, e três mil pessoas se converteram. A Igreja nascia reunindo-se no templo e de casa em casa, como podemos ver em Atos 5.42. “E diariamente, no templo e em cada casa, eles não cessavam de ensinar e de pregar a Jesus Cristo”

Uma Igreja cheia do Espírito Santo sabe qual é a sua missão. Uma Igreja cheia do Espírito Santo atrai as pessoas; ela compreende o seu papel no local onde ela está inserida. Nela, as manifestações do poder de Deus são notórias.

Os discípulos, antes do dia de Pentecostes, estavam trancados, com medo de tudo que estava acontecendo. Jesus vai ao encontro deles e, além de provar a Sua ressurreição, Jesus agiu durante um período de quarenta dias para preparar Seus discípulos para Sua missão de levar a mensagem do Evangelho ao mundo. E, quando o Espírito Santo veio sobre eles, o medo e a angústia já não existiam mais. Eles foram cheios do poder de Deus e tiveram ousadia para pregar o Evangelho que transforma e liberta.

Somos a Igreja de Cristo, e o Espírito Santo está sobre nós. Por intermédio Dele, podemos pregar o Evangelho que liberta e transforma, cumprindo, assim, a nossa missão. Quando os prédios da Igreja foram fechados devido à pandemia, talvez muitos tenham tido medo e tenham ficado angustiados, ou ainda estejam. Mas Deus em momento algum deixou de ser Deus, Ele continua sendo o mesmo. Nada pode parar a Videira. Quem é a Videira? Em João 15.1, Jesus explicou que Ele é a videira verdadeira, porque somente Nele temos vida. Não existe outra fonte de vida. A videira sustenta e alimenta os ramos. Sem Jesus, morremos. Assim, aquele/a que permanece firme em Sua presença, relacionando-se com Ele, sabe que é Templo do Espírito Santo, e que nem a morte foi capaz de deter o agir de Deus, pois Ele venceu a morte.

A Igreja do Senhor é cheia do Espírito Santo e, nela, os sinais são manifestos; ela cumpre o seu papel missionário e sabe que Ele não perdeu o controle de nada e todo controle está em suas mãos. Pr. Carlos Serafim