1º de Setembro
Leitura bíblica: Mateus 16.13-18, 18.15-20
Jesus tinha uma multidão de simpatizantes, porém um número pequeno de seguidores. Mesmo assim, enfrentou hostilidade mortal por parte da estrutura de poder do seu país. No entanto, surpreendentemente, Ele acreditava que os Seus seguidores formariam um poder divino irresistível que chamou de “Minha Igreja”! Ele expressou uma grande visão: que Sua Igreja seria tão poderosa espiritualmente que nem mesmo “as portas do submundo” (isto é, do Hades – do inferno) seriam capazes de resistir a ela! Ele mostrou que poderia tornar essa visão real, morrendo e, depois, ressuscitando dentre os mortos.
Jesus enfatizou que a melhor estratégia de guerra é o ataque, não a defensiva. Ele avançaria num mundo que estava tão permeado pelo mal que O rejeitava, mas as portas do inferno não O impediriam, nem prevaleceriam contra a plantação da Sua igreja. De que forma você é pessoalmente capaz de trabalhar para acabar com a escuridão do nosso mundo? Como você apoia e ajuda sua igreja a combater as trevas?
N. T. Wright observou: “Jesus não tinha em mente construir uma cidade real, ou um templo real. Ele vai construir uma comunidade, composta por todos aqueles que lhe prestam lealdade como rei ungido de Deus”. Jesus disse que a regra de Deuteronômio para evitar acusações inverificáveis era vital para tornar Sua Igreja uma verdadeira comunidade, não apenas um salão onde pessoas isoladas assistem a uma apresentação. Como você pode fazer da integridade um valor central, sendo um membro ativo da comunidade de Jesus?
Cremos que o Reino de Deus é maior do que tudo que podemos ver com os nossos olhos carnais! Que Deus nos abençoe nesta tarefa gloriosa de ministrar o Reino de Dele a tempo e fora de tempo!
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento