LIÇÕES

Devocional 01-12

1º de Dezembro

Leitura bíblica: João 15.16

Infelizmente, vivemos em uma sociedade preconceituosa, onde se apelida as pessoas pejorativamente, quase nunca construtivamente. Até mesmo as pessoas que se destacam nos estudos são chamadas pejorativamente de “nerds”, ou nós que seguimos a Jesus somos chamados de “crentes”, “os fanáticos”.

Mas, Deus age de uma forma totalmente diferente dos homens. Davi, por exemplo, era um jovem franzino e pastor de ovelhas; segundo os homens, jamais poderia ser rei. “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque não o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1ª Samuel 16.7).

Deus também nos conhece e nos chama de uma forma muito especial. Vejamos: Noé foi chamado de “Justo e Íntegro”, obedeceu ao Senhor em tudo (Gênesis 6.9); Abraão “Pai de multidões” (Gênesis 17.4); Jacó era usurpador e foi chamado por Deus de “Israel, que significa aquele que reina com Deus” (Gênesis 32.28); Gideão foi separado por Deus para uma tarefa especial e chamado de Varão Valoroso (Jz 6.12-16).

O Senhor sempre vê algo de bom quando olha para aqueles/as que Ele separa para dar continuidade à sua boa obra. Mas e nós? Qual a qualidade que Deus vê em nós? Para o que Deus nos chamou? O que Ele quer que façamos?

A boa notícia é que, Jesus vê algo bom em nós, por isso, nos separou para seus/as discípulos/as. Ele deseja que venhamos produzir frutos. “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (João 15.8).

O que percebemos é que aqueles/as que são escolhidos/as por Jesus, têm uma marca especial, que é o amor.  Jesus mesmo disse: “nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13.35).  “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15.17).

Saberemos se somos ou não discípulos/as de Jesus se o amor for uma marca notória em nossas vidas, e se estivermos convictos de que o Senhor nos escolheu, como diz o evangelho de João: “não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda”.

Jesus nos chamou e nos separou para nos tornarmos ganhadores de almas. Essa é a Missão do Senhor confiada a nós. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28.19-20).

Quando assumimos o nosso papel na missão confiada a nós, colocamos nossos interesses pessoais em segundo plano, assim como Pedro e André ao ouvirem o chamado de Jesus logo “deixaram as redes”; como Tiago e João que deixaram “imediatamente o barco”. Dentre outros exemplos, podemos citar Abraão, que deixou tudo para servir ao Senhor (Gn 12.1-8), e o cego Bartimeu, que deixou tudo e se aproximou de Jesus (Mc 10.46-52). Lembrem-se que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus!

Conclusão: assim como todos os exemplos citados, nós também temos qualidades para sermos usados na obra de Deus, e Ele procura pessoas que estão sempre disponíveis para fazer sua obra. Jesus disse: a seara é muito grande, mas os ceifeiros são poucos (Mt 9.37).

Você foi separado por Jesus para ser seu discípulo, sua discípula, para ser pescador/a de almas. Então, vamos engrossar essa fileira de homens e mulheres que têm convicção do chamado do Senhor.

Pra. Rosemary Barbosa