LIÇÕES

Devocional 02-06

2 de Junho

Leitura bíblica: Atos 2.37-41

A vida de Pedro depois da descida do Espírito Santo não foi mais a mesma. Podemos dizer que Pedro permaneceu em chamas para Deus. Muitos que estavam naquelas localidades pensaram que os discípulos estavam embriagados com mosto. Em viticultura, o termo “mosto” é usado para se referir ao sumo de uvas frescas utilizadas antes do processo de fermentação.

Pedro toma a palavra e levanta a voz, e fala para todos que estavam em Jerusalém, que todos eles estavam desfrutando do cumprimento da promessa que fora dito pelo profeta Joel. Ardendo em chamas para Deus, Pedro faz o discurso com ousadia e intrepidez. Fala da morte e ressurreição de Jesus e também fala sobre Davi. Explica que Davi morreu e foi sepultado, e que a sua sepultura estava entre eles; mas, Deus o havia prometido que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre seu trono. Esse mesmo Deus ressuscitara Jesus, e Pedro diz: “todos nós somos testemunhas”. E disse, ainda: “Jesus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou sobre nós e vocês estão vendo e ouvindo”. 

Pedro declara que somente aqueles que estão cheios do Espírito Santo têm condição de declarar, principalmente depois de tudo que eles viveram. Ele diz, diante todos que ali estavam: “Saiba, pois com certeza toda a casa d’Israel que esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo” (Atos 2.36). Ao ouvirem essas palavras, os corações de muitos que ali estavam foram tocados pelo Espírito Santo que estava na vida de Pedro. Então, perguntaram: “que faremos varões irmãos?”. E Pedro, cheio do Espírito Santo, responde com a mesma intrepidez que discursava dizendo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38). Pedro estava dizendo: “vocês podem se salvar dessa geração perversa”.

O poder do Espírito Santo na vida de Pedro era algo tão poderoso que convenceu um número de quase três mil almas, de acordo com o texto em Atos 2.41: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”. Essas vidas fizeram parte da Igreja Primitiva, e o Espírito Santo permaneceu neles, porque eles se mantiveram na doutrina dos apóstolos, no partir do pão, na comunhão e nas orações. Essa Igreja é o exemplo para todos nós. Podemos dizer que todos ali ardiam em chamas para Deus, pois a vivência manifestava o amor de Jesus e a presença do Seu Santo Espírito. Eles tinham prazer em cultuar a Deus, tinham vida de comunhão e tinham senso de justiça, pois tinham tudo em comum. O louvor e a adoração estavam presentes na vida dessa Igreja. “E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que seriam salvos”. Que possamos arder em chamas para Deus, e anunciar o Evangelho com intrepidez e ousadia, para que o mesmo Espírito convença multidões para uma nova vida em Cristo Jesus.

Pra. Rosemary Barbosa