LIÇÕES

Devocional 02-07

2 de Julho

Leitura bíblica: Jonas 2.1-10

Às vezes debatemos se uma pessoa poderia sobreviver três dias no interior de um “grande peixe”. O hebraico não tinha palavra para “baleia”; a Bíblia não fala baleia e sim “grande peixe”. Lembrando que, segundo os estudiosos, um tubarão branco tem capacidade de engolir a capota de um Jipe. Jonas sabia que uma pessoa não poderia sobreviver três dias no Mediterrâneo, sacudido pela tempestade, a não ser que fosse por um propósito de Deus. Então, certamente, ele viu o peixe como um resgate milagroso da morte! (“Seol” [v. 2] é o termo geral para o submundo – a morada dos mortos. “Tehom” [profundo, v. 5] é uma referência às águas primordiais do mar, do caos… Shahat [“poço”, v. 6] é dado como mais um sinônimo para o submundo”.)

Como você se comportaria se estivesse no lugar de Jonas? Penso que Jonas deveria pedir perdão a Deus, outros poderiam imaginá-lo dizendo: “ajuda, ajuda, ajuda”, “socorro, socorro, socorro” e “desculpe, desculpe, desculpe”. Ele não disse nenhuma dessas palavras. Ele afirmou em sua interioridade: “obrigado, obrigado, obrigado”. O peixe é seu meio de salvação, o seu resgate, o recurso que Deus utilizou para trazê-lo de volta do meio do Mediterrâneo para a terra firme (Salmos 124). Sua oração é uma ação de graças! Você já achou mais fácil orar “ajuda, Deus” do que dizer “obrigado” quando a ajuda chega? Deus utiliza momentos limítrofes de nossa vida para demonstrar sua graça acolhedora, redentora e protetora. 

O Senhor é a nossa maior segurança! Ele nos livra, mesmo quando decidimos caminhar no sentido contrário à Sua vontade que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.1b, Jonas 1.1-17).

Mesmo em torno dessa adorável e poética oração, a história maior continha uma nota de ironia sobre esse profeta desafiador. Afinal, se Jonas tivesse feito o que Deus pediu, não precisaria ser resgatado do perigo. Infelizmente, muitas vezes sofremos por não atendermos as ordenanças e os mandamentos de Deus. Você já precisou aprender algo importante ao pedir a libertação de Deus em um problema que sua própria escolha criou? Reflita sobre isso e peça ao Senhor socorro em sua tribulação. 

Pr. Wesley Nascimento