LIÇÕES

Devocional 03-08

3 de Agosto

Leitura bíblica: Jonas 3

A história de Jonas é muito contada desde a infância, mas é muito profunda. É uma história que mostra o coração de Deus para a restauração. A Bíblia afirma que a pregação de Jonas era: “em 40 dias Nínive será destruída” (v.4). Uma palavra dura a partir da qual o julgamento já estava decretado. E, a reação decorrente daquela mensagem foi um dos grandes avivamentos registrados na Bíblia. Um arrependimento com jejum e pano de saco, que envolveu desde o rei até os animais, passando pelo comando vindo do rei para que todos deixassem seus maus caminhos e violência e que clamassem a Deus com todas as forças. A Palavra fala que Deus viu o que eles fizeram, e como abandonaram seus maus caminhos e, então, como Ele se arrependeu e não os destruiu, como tinha ameaçado.

O arrependimento, o clamor, a busca pela santidade movem o coração de Deus para a restauração. É lindo ver como o Senhor, de fato, jamais rejeita corações quebrantados e contritos (Salmo 51.17). O Salmo 103.8-9 traz que Deus é tardio em irar-se, e diz que sua ira não dura para sempre. Ou seja, demora a se irar e a ira vai embora em algum momento. Ele ainda é um Deus que se ira, mas o seu prazer não está nisso. Não podemos dizer com certeza que uma pandemia é fruto da ira de Deus com a humanidade. Mas, podemos ter certeza de que o coração de Deus não está no julgamento, mas sim na restauração: “juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos!” (Ezequiel 33.11).

Imagino que ainda milhões de pessoas viverão tempos muito difíceis. Mas, o papel da Igreja é agir conforme o exemplo do povo de Nínive, com arrependimento e clamor, pois sabemos que o Senhor pode se irar, mas o seu prazer não está nisso. O prazer dEle está em ver a humanidade se desviando de seus maus caminhos e vivendo!

Pr. Marcelo Barros