LIÇÕES

Devocional 04-01

4 de Janeiro

Leitura bíblica: 2º Timóteo 1 e 2

A igreja pode (e deve) ter uma visão de crescimento e impacto. Mas não pode se distrair de seu propósito de amar, cuidar, se importar. As células são uma estratégia que permite que as pessoas da igreja sejam acompanhadas e discipuladas, ainda que seja uma ‘megaigreja’. A segunda carta de Paulo para Timóteo sempre me impactou muito com relação a essa temática do discipulado, do amor e cuidado com uma ovelha. Vamos observar alguns deles?

1) DISCIPULADO É COBRIR UM DISCÍPULO COM ORAÇÃO, CONSTANTEMENTE

Lembro-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações (1v.3) Timóteo poderia saber que sempre tem alguém orando por ele. É importante que cada membro de nossa igreja esteja com pessoas que se importam e oram por ele.

2) DISCIPULADO É SE COMPADECER DA DOR DO DISCÍPULO, E O ENCORAJAR

Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa (1v.4) / Portanto, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus (2v.1)

Paulo não julga Timóteo por estar com medo e chorando. Mas o encoraja. Ele não julga, mas o apoia. Quantas pessoas estão precisando de um encorajamento? Precisamos estar dispostos a ouvir as dores das pessoas e usar mais nossas palavras para incentivar.

3) DISCIPULADO É IDENTIFICAR O QUE O DISCÍPULO TEM DE MELHOR, ACREDITAR NA SUA FÉ, CONHECE O HISTÓRICO DA FAMÍLIA…

Recordo-me da sua fé não fingida (sincera), que primeiro habitou na sua avó e em sua mãe e estou convencido de que também habita em você (1v5).

Paulo conhece as virtudes de Timóteo, sua família… Ele confia no discípulo. Precisamos conhecer a história da família das pessoas, saber o nome, saber os potenciais e coisas que precisam ser quebradas.

4) DISCIPULADO É AJUDAR O DISCÍPULO A PERMANECER COM A CHAMA DO AVIVAMENTO

Torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos (1v.6)

Como podemos passar uma chama se nós estamos apagados? O discipulado nos traz pra uma posição de responsabilidade. Eu só posso passar uma chama que eu tenho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Se treinarmos uma pessoa por ano, no ano seguinte, esses dois treinarem um outro, no final de 32 anos, existiriam 4.294.967.296 discípulos… quase o mundo todo. Precisamos ser uma igreja que discipula… uma igreja que ama, cuida e se importa! Invista nisso neste novo ano.  

Pr. Marcelo Barros