LIÇÕES

Devocional 04-02

Leitura bíblica: 2a Reis 5.1-16

A história: Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem valente, de grande prestígio, porém leproso. Uma jovem, levada cativa de Israel, ficou a serviço da mulher de Naamã e lhe disse: “Ah, se meu senhor fosse ter com o profeta que reside em Samaria, ele o curaria da lepra!”.

O rei da Síria enviou uma carta ao rei de Israel enviando-lhe Naamã para que fosse curado. Assim, ao receber a carta, o Rei de Israel rasgou as vestes e exclamou: “sou eu porventura um deus, que possa dar a morte ou a vida?”. Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei tinha rasgado as vestes, mandou-lhe dizer: “por que rasgaste as tuas vestes? Que ele venha a mim, e saberá que há um profeta em Israel”.

Eliseu, através de um mensageiro, mandou Naamã lavar-se sete vezes no Jordão. Após resistência inicial à orientação recebida do profeta e aconselhado por seus servos, desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança. Voltando, então, para o homem de Deus, com toda a sua comitiva, entrou, apresentou-se diante dele e disse: “reconheço que não há outro Deus em toda a terra, senão o de Israel”.

As lições aprendidas:

– Fé: a menina garantiu que se Naamã fosse ter com o profeta Eliseu seria curado. Caso a cura não acontecesse, aquela menina, já em situação desfavorável de cativeiro, poderia sofrer graves medidas punitivas. Entretanto, pela fé, ela pôde afirmar acerca de coisas que ainda eram invisíveis e do tempo futuro (Hebreus 11.1).

– Ousadia: numa situação de cativeiro, era muito mais difícil apresentar à sua senhora uma solução para um problema até então insolúvel. Certamente não competia a alguém em situação servil dar opiniões ou apresentar soluções, mas os que vão em nome do Senhor são ousados (Atos 1.8).

Conclusão: sempre que, no poder do Espírito Santo, manifestamos ousadia e fé ao anunciarmos o Evangelho do Reino de Deus, pessoas são salvas e o nome de Deus é glorificado.

Pr. Marcos Ferreira