LIÇÕES

Devocional 04-05

4 de Maio

Leitura bíblica: Juízes 14.6

Deus é um Deus de amor e poder. Ele manifesta ambas as características, alegre e graciosamente. O líder cristão deve demonstrar o amor e o poder de Deus mediante a capacitação do Espírito Santo. Não ter amor ou poder significa não ter o selo completo do Espírito sobre o seu ministério. Durante os dias do Antigo Testamento, uma ênfase maior talvez fosse colocada sobre a manifestação do poder de Deus a favor do Seu povo, em vez de manifestá-lo no Seu povo e através dele, embora estivesse definitivamente presente. Nós, que estamos nos dias do Novo Testamento, vivemos na dispensação do Espírito Santo. Deus continua nos favorecendo, como favoreceu o Seu povo na época do Antigo Testamento (Rm 8.31). Esta é a nossa constante experiência e força. Mas, num sentido novo e especial, Deus deseja agora manifestar o Seu poder dentro de nós e através de nós.

Hoje, não temos somente as forças espirituais do mal combatendo contra nós (Ef 6.12; Cl 1.13). Além delas, temos frequentemente forças contrárias em nossa cultura secular, nos interesses ocultos e na mídia ímpia. Como ousamos concluir que podemos derrotar e expulsar as forças que se opõem à vontade de Deus, sem a Sua ajuda repetida e especial? Não devemos tomar isso como garantido. Devemos pedir a Deus, se quisermos receber ajuda. Só o fato de esta ser a dispensação do Espírito não assegura que Ele irá sempre e automaticamente capacitar e manifestar o triunfo de Deus ao máximo.

Estamos em perigo constante ao confiar exclusivamente nos esforços e na sabedoria humana. O segredo da manifestação do Espírito é pedirmos por ela (Lc 11.13; Tg 4.2). Essas promessas foram registradas muito depois de o Espírito ter sido derramado no Pentecostes. Esta é a dispensação do Espírito, mas Sua operação depende muitas vezes de fazermos um pedido especial.

Esta ênfase do Espírito do Senhor descendo sobre os líderes escolhidos é frequentemente mencionada na história bíblica. O Espírito veio sobre Sansão com tal poder que ele enfrentou um leão jovem (Jz 14.6). O hebraico diz, literalmente, que o Espírito “se apossou” dele. Este mesmo termo hebraico é também usado mais duas vezes quando Sansão enfrentou emergências (Jz 14.19; 15.14). 

Isto sugere que o poder de Deus vem instantaneamente? Deus pode correr para nós. A exigência de tempo é geralmente por nossa causa ou por causa dos outros envolvidos. Não é preciso que o recebimento do poder de Deus seja um processo longo e gradual. Deus pode satisfazer nossa necessidade instantânea e abundantemente. O Espírito do Senhor veio novamente em poder sobre Sansão e ele derrotou os ascalonitas (Jz 14.19). O Espírito desceu outra vez em poder sobre Sansão e ele feriu mil opressores filisteus. Se Sansão tivesse continuado a travar as batalhas do Senhor sem envolver-se em pecado, o Espírito teria descido repetidamente sobre ele em poder — sempre que Deus julgasse haver necessidade disso.

Ficamos facilmente satisfeitos e nos gloriamos com os momentos ocasionais no passado, em que Deus nos tocou com o Seu poder. Deus se agrada em nos capacitar quantas vezes necessitarmos dEle, e precisamos dEle mais vezes do que julgamos. Tornamo-nos demasiado complacentes e facilmente satisfeitos com manifestações mínimas do Seu poder.

Como é trágico quando um líder cristão, como Sansão, tendo conhecido períodos especiais de capacitação em que o Espírito veio sobre ele “em poder”, passa depois a confiar mais em seus próprios “conhecimentos”, suas empreitadas e suas habilidades administrativas do que no Senhor. Paulo compreendeu que era mais forte quando tinha consciência das suas fraquezas e se colocava sob a mão de Deus (2 Co 12.10). Jesus disse a ele: “O poder se aperfeiçoa na fraqueza” (v. 9).

Deus tocou você com o Seu poder? Essa é a maneira de Ele mostrar o que Lhe agrada fazer a seu favor sempre que precisar. Embora não lhe caiba ditar como Deus deve manifestar Seu auxílio, você tem todo o direito de pedir e, pela fé, apropriar-se de dons divinos especiais em seu ministério e em horas de grande necessidade. 

Texto adaptado do livro: Em chamas para Deus (Wesley L. Duewel).

No amor de Cristo, 

Pra. Joseane Goese