LIÇÕES

Devocional 04-09

4 de Setembro

Leitura bíblica: João 14.16

O Senhor tem nos despertado para este tema tão precioso e poderoso que é sobre o Espírito Santo. A Palavra de Deus em Efésios diz que: “devemos ser cheios de toda plenitude de Deus” (Efésios 3.19). Não há como vivenciarmos esta realidade se não houver um relacionamento com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo.

Temos uma grande facilidade ao falar de Deus Pai, pois compreendemos Seu grande amor em enviar Seu Unigênito Filho em favor das nossas vidas. Temos facilidade em nos relacionarmos com Jesus, pois, compreendemos o Seu amor a ponto de entregar-se por todos nós.

Quando falamos do Espírito Santo, reportamo-nos a Ele como vento, poder, fogo, água. Posso dizer que o Espírito Santo se manifesta dessa forma, mas o Espírito Santo é uma pessoa, que está pronta a nos ajudar, que é sensível e que tem sentimento. Como pessoa, Ele deseja se relacionar conosco.

Jesus, quando estava para ir ao Pai, promete aos Seus discípulos o Espírito Santo. “Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque habita com vocês e estará em vocês” (João 14.16-17).

O que Jesus estava dizendo aos Seus discípulos? Assim como o Pai me enviou a vocês e tivemos um relacionamento profundo, a partir do qual houve correção, ensinamento, verdade, choro, sofrimento, dor, consolo, alegria e comunhão… O Senhor lhes dará outro Consolador, da mesma essência, para que Ele esteja com vocês, porque vocês O conhecem. Para conhecer, é necessário relacionamento, só nos relacionamos com pessoas.

Jesus estava declarando: vocês continuarão mantendo o relacionamento com o Espírito da Verdade, que habita em vocês. Só habita em nossa casa a pessoa com quem temos um relacionamento. Jesus enviou o Espírito Santo porque Ele nos dá uma conexão com o Pai e com o Filho. O próprio Jesus disse: “naquele dia vocês saberão que eu estou em meu Pai, e que vocês estão em mim e que eu estou em vocês” (João 14.20). O dia ao qual Ele se refere é o dia de Pentecostes.

O Senhor Jesus enviou Seu Espírito a nós. O Espírito Santo quer se relacionar conosco reconhecendo a pessoa de Jesus em nós. Ele gosta de pessoas semelhantes ao cordeiro, pois ama a pureza. Jesus fez um grande investimento em nossas vidas enviando o Espírito Santo. Qual o retorno que temos dado a Ele? Precisamos fazer valer a pena o sacrifício de Jesus por todos nós.

A comunhão com o Espírito Santo é tão vital como a graça de Jesus e o amor do Pai. Caso contrário, Jesus não teria rogado ao Pai que enviasse outro consolador. O Espírito Santo nos foi enviado para que possamos ter um relacionamento íntimo com Ele. Relacionamento é diferente de experiência. Experiência é algo que posso ter um dia e outro dia não. Mas, o relacionamento é algo para todos os dias. O desejo de Jesus é que vivamos a plenitude do Espírito Santo.

Vamos fazer valer o investimento tão poderoso que Jesus fez a cada um de nós, enviando o Seu Espírito para habitar em nós. O Seu selo nos dá garantia de pertencimento. “Mas aquele que nos confirma juntamente com vocês em Cristo e que nos ungiu é Deus, que também pôs seu selo em nós e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração” (2ª Coríntios 1.21-22). Somos propriedades do Senhor Jesus, pois somos selados pelo Seu Espírito. Vamos manter esse relacionamento até que Jesus volte para buscar a Sua Igreja.

Pra. Rosemary Barbosa