LIÇÕES

Devocional 04-12

4 de Dezembro

Leitura bíblica: Isaías 43.15-21

O contexto deste capítulo é a misericórdia de Deus com relação à situação do povo de Israel exilado na Babilônia. Essa mensagem é uma mensagem de restauração, de esperança para este povo que possivelmente se condenava por seus pecados, e por tudo que aconteceu com suas vidas, famílias e nação em consequência. Vamos ver alguns pontos de destaque neste trecho?

  1. “Esqueçam o que se foi, não vivam no passado!”

Esperança está ligada à forma que vemos o futuro. Mas, como faremos isso se estamos presos no passado? É preciso abandonar os pecados, a culpa, a dor da consequência destes pecados. Não precisa remoer o que aconteceu. Não precisa querer continuar a ser punido. Não precisa querer morrer. É preciso identificar o erro, se arrepender, esquecer ele, e não fazer de novo!

De repente, para não viver mais no passado, você vai precisar abandonar amizades, talvez um trabalho, sua casa, seu bairro…. Viver algo novo. Algo que desconecte você totalmente de uma realidade anterior.

  • “Estou fazendo uma coisa nova”

Ainda que eles não merecessem, Deus estava prometendo algo novo, algo bom, algo que geraria vida e liberdade para aquele povo, e que não tinha nada a ver com o passado e com os seus pecados.

É nesse ponto aqui que eu quero que a gente interceda bastante. Eu creio que Deus quer fazer algo novo no nosso meio. O que, como, onde, quando, com quem? Precisamos discernir em Deus esses caminhos.

c) “Vocês não percebem?”

Acho essa pergunta que Deus faz muito impactante. Será que Deus está fazendo muitas coisas novas que eu não estou percebendo? Será que eu e você não estamos muito sem esperança, incrédulos e desatentos? Eu quero ser alguém que percebe o que Deus está fazendo.

d) “Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”

O Senhor promete abrir caminhos onde nem existe caminho. Um caminho para tirar do lugar de punição e vergonha, para o lugar de liberdade, lugar de descanso, lugar da promessa, lugar que mana leite e mel. Mesmo os lugares de sequidão (deserto) e os lugares de solidão (ermo) levarão a caminhos de vida. É preciso ter esperança!

Pr. Marcelo Barros