5 de Janeiro
Leitura bíblica: Salmo 23
Na Bíblia encontramos várias comparações feitas com o homem. Deus nos deixou várias mensagens com comparações para que entendêssemos melhor e mais claramente o que Ele queria dizer. Muitas destas comparações foram feitas usando animais (águia, leão, galinha…; Pv 30). De todas as comparações encontradas na Bíblia, nenhuma foi tão citada e enfatizada, inclusive por Jesus, como o Pastor e a ovelha. Sendo Jesus o Pastor e nós suas ovelhas (João 10.14).
Observando ou, conversando com quem entende de ovelhas (animal), entendemos o porquê da comparação de Jesus. Somos muito parecidos com as ovelhas, estes animais possuem muitas características que também possuímos: são indefesas, medrosas, visão e faro ruins, se alimentam de qualquer coisa, se acomodam e não gostam de mudanças, vivem em rebanhos, não descansam facilmente… Entre outras.
Davi tinha por profissão ser um pastor de ovelhas, ele conviveu e cuidou de ovelhas. Com certeza Davi percebeu como era parecido com elas, e como gostaria de ter um Deus que cuidasse dele como um pastor cuida de sua ovelha. No Salmo 23, Davi se identifica como uma ovelha pastoreada por Deus. Se você também deseja fazer parte do rebanho de Jesus e ser cuidado por este Bom Pastor, você vai precisar entender que:
1) Jesus é o Bom Pastor
Existem muitos que tentarão ser nosso pastor (dinheiro, poder, drogas entre outros) e tentarão nos convencer que podem cuidar de nós e nos conduzir para um bom lugar. Eles nos darão uma falsa sensação de segurança, descanso, realização, etc. Jesus deixa claro que só Ele é o Bom Pastor (João 10.11). Ele não divide suas ovelhas. Para fazer parte deste rebanho teremos que entender que só Ele é o Bom Pastor! Isso nos dá a ideia de devoção, sabermos que somos ovelhas desse bom pastor, pertencemos a Ele e desejamos viver uma vida de intimidade com Ele, muito mais do que apenas uma vida de devocional.
2) Você é uma ovelha
Você nunca irá reconhecer que precisa de um pastor se não aceitar sua condição de ovelha. Muitas vezes temos uma impressão diferente a nosso respeito (para pior ou melhor), a verdade é que nossa condição é de ovelha. Aceite isso! Fomos feitos por Deus, como ovelhas que precisam de um pastor. Quando me aceito como ovelha, aceito também que preciso de um Pastor. Isso se refere ao discipulado. Seguirmos em obediência a direção do bom pastor.
3) Você precisa aceitar o Bom Pastor
Nenhuma ovelha resiste sem pastor, por melhor que seja a ovelha e a condição em que ela vive, irá perecer sem um pastor por perto. Como ovelha você tem duas formas de voltar ao rebanho de Jesus: a primeira é ouvir a voz do seu Pastor hoje e segui-la (João 10.27). A segunda é esperar que Ele “quebre suas pernas”. Ovelhas fujonas têm suas pernas quebradas pelo pastor para que não fujam mais. Depois de machucadas, são curadas pelo pastor para novamente se acostumar com ele. Faça sua decisão! Quando vivemos uma vida de dedicação, ouvimos a voz do nosso pastor e somos guardados por Ele.
Esse é o momento de entendermos que Deus é nosso bom pastor e somos suas ovelhas; isso faz toda diferença no nosso viver. Queremos fazer parte do rebanho do Bom Pastor. Desejamos ser cuidados, alimentados e protegidos por Ele. Reconhecemos que Jesus é o único e Bom Pastor.
Pra. Joseane Goese