Leitura bíblica: Lucas 10.25-37
5 de Fevereiro
Jesus não quis dizer que o jurista (ou você) deve ignorar as necessidades das pessoas, enquanto os ladrões não as espancarem e as deixarem em uma vala. Na história de Jesus, o samaritano usou seu tempo, dinheiro e energia emocional para aliviar um estranho em sofrimento. Ele foi “acima e além” – seu cuidado continuou depois que o homem estava em uma pousada. Ele prometeu voltar e pagar quaisquer custos extras. Então, o chamado de Jesus – “vá e faça o mesmo”. Esteja pronto para oferecer misericórdia profusa e prática que custa alguma coisa.
Jesus escolheu um sacerdote e um levita para representar aqueles que afirmam servir a Deus, mas não podem se incomodar em ajudar outro filho de Deus. Em qual lugar você se vê nessa história? Você é o sacerdote ou o levita, o samaritano (alguém que o sacerdote e o levita desprezaram), ou a vítima indefesa e espancada? Jesus chamou todos nós para nos tornarmos como “aquele que demonstrou misericórdia”.
Ajudar alguém já lhe custou uma quantia de dinheiro, tempo ou energia que eram mais do que trivial? Em caso afirmativo, reflita sobre suas respostas internas ao demonstrar misericórdia (Você ficou aborrecido? Orgulhoso? Frustrado? Preso?). Então, lembre-se de suas reações internas após a crise, quando você sabia que tinha ajudado alguém a se curar. Você acredita que dar uma ajuda que custa algo vale a pena?
Somos desafiados pelo Espírito Santo a realizarmos o bem. Junte-se a nós! Somos Igreja juntos!
Pr. Wesley Soares do Nascimento