LIÇÕES

Devocional 05-04

5 de Abril

Leitura bíblica: Mateus 25.31-46

Aproximando-nos do período da Páscoa, é importante também olharmos para o tema da caminhada para Jerusalém em uma perspectiva profética. Assim como ele prometeu que ressuscitaria ao 3o dia, ele também prometeu que irá voltar para buscar sua noiva. 

1) Haverá uma Nova Jerusalém. Jesus virá para separar as ovelhas dos bodes:

Um tema que não se pode esquecer: existe um Reino que nos foi preparado desde a criação do mundo. Mas também existe um fogo eterno.

A mensagem da Páscoa é que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho para que todo o que crê não pereça, mas tenha a vida eterna. O propósito dessa mensagem da páscoa é preparar um povo para a vida eterna, para a morada na “Nova Jerusalém”.

2) Devemos caminhar para a “Nova Jerusalém” com amor ao próximo e solidariedade para com os mais necessitados:

A Bíblia é coerente ao longo da história em afirmar que a justificação, a salvação é pela fé, desde Abraão. Mas nessa história, vemos que os justos são os que serviram aos mais necessitados, e os ímpios foram os que não ajudaram. A salvação é pela fé, mas Tiago fala como a fé sem obras é morta.

Não podemos alcançar a justificação e salvação com nossas boas obras. Mas, certamente o amor ao próximo e o cuidado com os mais necessitados são um grande indicativo de que estamos no caminho certo, que estamos alinhados com o que Deus espera de nós. O Senhor ama os mais necessitados. Os que têm fome, sede, os estrangeiros, nus, enfermos e presos. Aqueles que as pessoas acham que foram esquecidos por Deus, são alvos do amor do Pai.

3) Quando servimos o mais necessitado, servimos Àquele que virá pra separar as ovelhas e os bodes:

Essa comparação é muito forte. Cada vez que alguém serve um desses pequeninos, é como se tivesse servido ao próprio Jesus. E, cada vez que negou, é como se tivesse negado ao próprio Jesus.

Não se demonstra amor a Deus só cantando ou orando. Neste texto, fica bem claro que quando servimos às pessoas que precisam, estamos servindo a Jesus. Deus criou Sua Igreja para ser uma Igreja missionária, para ser sal e luz, para pregar o Evangelho a toda criatura, para ir aonde ninguém quer ir, e levar esperança para os que não têm esperança.

Pr. Marcelo Barros