LIÇÕES

Devocional 05-04

5 de Abril

Leitura bíblica: Provérbios 15.33

            A humilhação da alma traz sempre consigo uma bênção positiva. Se esvaziarmos nossos corações do eu interior, Deus os encherá com seu amor. Aquele que deseja comunhão íntima com Cristo, deve lembrar a palavra do Senhor: “mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”. Inclina-se, se quiser subir para o céu. Não dizemos sempre sobre Jesus que “Ele desceu para que pudesse ascender”? O mesmo deve ser feito por você. Precisa se abaixar para que possa ascender; pois a mais doce comunhão com o céu deve ser das almas humildes, e apenas delas. Deus não negará nenhuma bênção ao espírito totalmente humilde. “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”, com todas as suas riquezas e tesouros.

Todo o tesouro de Deus deverá ser dado em doação à alma que é humilde o suficiente para ser capaz de receber sem se tornar orgulhosa por causa disso. Deus abençoa a todos nós até a completa medida e limite do que Ele acha seguro. Se você não recebe uma bênção, é porque não é ainda seguro que você a obtenha. Se nosso Pai celeste fosse deixar seu espírito presunçoso vencer uma batalha em Sua santa guerra, você furtaria a coroa para si e, encarando um inimigo renovado, cairia como uma vítima. Por isso, você é mantido curvado para o seu próprio bem!

Quando um homem é sinceramente humilde e nunca se aventura a tocar nem um grão de orgulho, raramente há algum limite na vontade de Deus para ele. A humildade nos deixa prontos para sermos abençoados pelo Deus de toda graça, e nos prepara para lidar eficientemente com os outros homens. A humildade verdadeira é uma flor que adorna qualquer jardim. É um tempero que pode ser usado em qualquer refeição da vida, e você descobrirá que fica bom em cada caso. Seja na oração ou no louvor, seja no trabalho ou no sofrimento, o sal genuíno da humildade nunca será demais!

Charles Haddon Spurgeon

 [Adaptado de: Dia a dia com Surperon: Manhã & Noite].