LIÇÕES

Devocional 05-06

5 de Junho

Leitura bíblica: Mateus 9.35-38

Jesus estava cumprindo sua missão com intensidade pregando o evangelho do Reino, ensinando nas sinagogas e curando todo tipo de enfermidade. Ao ver toda aquela multidão sedenta e desorientada, Ele teve compaixão, e as comparou a ovelhas que não têm pastor. Jesus compara aquela multidão aflita sem direção com ovelhas. Ovelhas são animais dóceis e sociáveis. Mas também são animais frágeis e sensíveis. A saúde e a sobrevivência de um rebanho dependem basicamente dos cuidados do seu pastor. Jesus afirma que a multidão que Ele encontra está como ovelhas sem pastor. Ovelhas sem pastor enfrentam sérios problemas: ficam expostas a muitos perigos, pragas, ataques de moscas ou animais ferozes, ficam famintas e sedentas, pois não encontram pastagem e vivem inseguras porque perdem o rumo a seguir.

“Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas”. “Compadeceu-se” em grego é splanchnízomai, que tem origem na palavra splánchnon, que significa vísceras ou entranhas. Um coração cheio de compaixão é o que impulsiona a Igreja a fazer missões. Jesus estava diante de pessoas ignorantes quanto à palavra de Deus, sobrecarregadas de culpa e pecado, sem consolo e esperança de salvação. O problema naqueles dias não era a falta de pastores, pois havia líderes religiosos, os quais tinham o dever de cuidar e instruir aquele povo nos caminhos do Senhor. Porém, havia negligência e descaso no pastoreio e cuidado. As ovelhas perdidas não eram buscadas; as fracas não eram fortalecidas; as inexperientes não recebiam a boa instrução da palavra de Deus; enfim, as multidões caminhavam entregues a si mesmas, sem pastores para alimentá-las com a palavra de Deus e protegê-las dos inimigos. 

Diante da compaixão que sentiu pelas multidões, Ele disse aos seus discípulos: “a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (v. 37-38). Estas palavras fluíram do sentimento de misericórdia de Cristo pelas multidões sofridas e perdidas. Precisamos entender o significado destas palavras de Cristo. São palavras dirigidas primeiramente aos discípulos que estavam ali com Ele, mas também a toda a sua igreja em qualquer época ou lugar. 

No desamparo da multidão, Jesus viu a grande oportunidade e urgente necessidade da proclamação do evangelho àquelas ovelhas sofridas. Sua misericórdia pela multidão sem pastor foi a motivação para a obra missionária que Ele iniciou e agora seria estendida aos seus discípulos, ou seja, a todo aquele/a que aceita a Ele como o seu único e suficiente salvador. A seara ainda continua grande. Sendo essa a situação, o que nós como igreja de Cristo vamos fazer? Onde estão os trabalhadores para a seara?

Pr. Carlos Serafim