LIÇÕES

Devocional 05-07

5 de Julho

Leitura bíblica: João 3.1-21

O capítulo 3 de João traz um dos versículos mais famosos e importantes da Bíblia (v. 16). E o contexto dessa fala de Jesus traz um diálogo importante com um homem chamado Nicodemos, que traz referências à luz.

  1. Nicodemos fugiu da luz (v. 2):

Nicodemos era fariseu e o texto traz a informação de que ele foi procurar Jesus à noite. Esse detalhe de ter ido à noite (em tempos sem energia elétrica) nos leva a refletir que Nicodemos, possivelmente, não queria ser visto ao procurar por Cristo. Isso indicaria que ele ainda estava com vergonha, medo ou insegurança com relação ao que estava buscando. Escolheu a escuridão.

  1. É necessário amar a luz (v. 19):

O texto diz que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz. Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito; Ele deu nos deu a luz (seu Filho). Ele ofereceu o caminho para sair das trevas. Mas, é necessário receber dessa luz. Receber da luz tem a ver com o que é dito ao longo do capítulo: é necessário nascer de novo (v. 3), é necessário nascer do Espírito (v. 5).

  1. É necessário permanecer na luz, revelando Deus através da prática da verdade (v. 21):

A bondade, a honestidade, a generosidade, a família saudável, as pessoas que chegam ao fim da vida com alegria e esperança, são luz. Elas revelam a Deus. Curiosamente: notícia boa não vende! Os jornais se alimentam de trevas. As trevas aparecem mais do que a luz.

Talvez o v. 21 fosse pra confrontar Nicodemos a não procurá-Lo à noite, também. Mas, direciona-nos a esta realidade de receber da luz e andar nela. Isso se relaciona ao que também foi dito por Paulo: “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5 v.8).

Que venhamos agradecer ao Senhor por ter enviado a Luz ao mundo. Que Ele nos ajude a amar a luz e a permanecer na luz ao longo de nossa vida. Em nome de Jesus, amém!

Pr. Marcelo Barros