LIÇÕES

Devocional 05-10

5 de Outubro

Leitura bíblica: Daniel 10

A história de Daniel acontece em tempos de exílio na Babilônia, um período de tristeza. E, após receber uma palavra de conflito (v. 1), Daniel reagiu: ele ficou de luto e jejuou de tudo o que era saboroso por 3 semanas (v. 3). As dificuldades o levaram a tomar uma atitude e usar armas espirituais, e algumas coisas aconteceram em consequência de sua postura:

1. Enquanto Daniel teve uma grande visão de Deus, seus amigos ficaram com medo, e se esconderam de algo que nem tinham visto (v. 4-8). O jejum e a consagração nos alinham com as coisas do céu. Daniel teve uma visão de Deus!

2. Daniel ouviu a voz de Deus a respeito de coisas muito importantes. Daniel foi afirmado em sua identidade: “um homem muito amado” (v. 11,19). Ele recebeu encorajamento da parte de Deus: “não tenha medo” (v. 12,19). Daniel ouviu de Deus que suas orações estavam sendo ouvidas (v. 12). E, Daniel recebeu revelações a respeito do futuro de seu povo (v. 14), que era algo que tanto angustiava seu coração.

Observe que Daniel foi afirmado (v. 11,19) e encorajado (v. 12,19) por Deus duas vezes! Como precisamos disso!

1. Daniel recebeu o toque de Deus (v. 10, 16 e 18): a presença e o toque de Deus foram tão fortes que a Palavra diz que ele perdeu suas forças (v. 8, 16). Ele diz que chegou a cair, e mal conseguia respirar. Foi algo extremamente intenso. Precisamos muito do toque e da presença de Deus.

2. Daniel foi fortalecido (v. 18-19): a atitude de Daniel trouxe a presença de Deus, e a presença de Deus trouxe força para Daniel, trouxe renovo!

Ao longo do texto, Deus revela a Daniel o motivo que o havia trazido à presença dEle: “[…] suas palavras foram ouvidas, desde o primeiro dia em que você dispôs o coração a compreender e a se humilhar na presença do seu Deus. FOI POR CAUSA DESSAS SUAS PALAVRAS QUE EU VIM” (v. 12). Isso é muito forte! Deus está falando que veio a ele por conta de suas palavras, do seu coração disposto a compreender, do coração disposto a se humilhar.

Que a gente possa seguir esses princípios. E que Deus se revele a nós como aconteceu com Daniel.

Pr. Marcelo Barros