LIÇÕES

Devocional 05-10

5 de Outubro

Leitura bíblica: Atos 13.49-52; 20.22-28; 37-38

Deus não nos deixa sozinhos. Pessoas solitárias são aquelas que não possuem o dom do Espírito Santo (Salmos 68.60. Deus fornece o Espírito Santo para nos confortar, guiar e fortalecer. Atos 13 fala sobre a oposição violenta que forçou os apóstolos Paulo e Barnabé a deixarem a Antioquia, na província romana da Psídia. Deprimente, você não acha? Realmente. “Os discípulos sacudiram a poeira dos pés e seguiram seu caminho ‘cheios de alegria e do Espírito Santo’ (Atos 13.52). O que eles sabiam e sentiam foi dado pelo Espírito do Senhor, pois o Espírito habitava dentro deles. Pessoas, na dinâmica da missão, são impulsionadas, confortadas e direcionadas pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. E, Paulo e Barnabé precisariam disso para o desafio e as dificuldades que os aguardavam”. Em Atos 20, havia lágrimas pela separação, mas não uma separação sem esperança. “Paulo tinha sido um professor e pregador dinâmico, mas também tinha sido um amigo atencioso. Quando teve que partir para o navio, lágrimas de amor fluíram livremente e os anciãos, com ósculo santo, despediram-se ternamente do apóstolo”.

O Reino de Deus nunca dependeu somente de um indivíduo, não importa quão talentoso e genial este seja. Até mesmo o grande apóstolo Paulo sabia que seu tempo e seu alcance eram limitados e disse aos presbíteros da igreja em Éfeso que eles precisavam depender não dele, mas da esperança do Espírito Santo. Creio que o grande líder não é o que se gaba dos seus feitos, mas sim o que direciona a comunidade a entender a sua finitude, o que nos lança à dependência total de Deus. “Sua tarefa não é algo que você sonhou”.

O Espírito Santo, que levou Paulo ao caminho do mundo conhecido e o usou de tantas maneiras extraordinárias, os fez ‘supervisores’, guardiões, episkopoi – uma palavra que, dentro do mundo de Paulo, significava algo como nosso ‘bispo’, e da qual, de fato, essa palavra é derivada diretamente. Aqui, porém, claramente não se refere a um único líder, mas a cada um dos ‘anciãos’ (versículo 17)”.

Você já se sentiu motivado pelo Espírito a tomar uma ação específica ou a fazer uma escolha? Como você pode, como Paulo e os presbíteros de Éfeso, tornar-se mais sintonizado com a liderança do Espírito em sua vida diária?

Cremos que Deus quer nos usar cada vez mais, pois a igreja discipuladora multiplica líderes e, consequentemente, influencia e multiplica discípulos/as de Jesus Cristo.

Em Cristo,

Wesley Nascimento | Pastor