5 de Novembro
Leitura bíblica: 1ª Samuel 16.23.
De fato, algumas vezes a Bíblia diz que um espírito maligno atormentava o rei Saul, sendo em: 1ª Samuel 16.14; 1ª Samuel 18.10 e 1ª Samuel 19.9. O rei, no início de seu governo, por diversas vezes teve o auxílio e a presença do Espírito do Senhor para o cumprimento de seu dever, o qual seria agradar a Deus e, consequentemente , abençoar o seu povo (Provérbios 29.2).
No entanto, Saul se mostrou desrespeitoso com a Torah (Lei de Deus), o que fez com que Deus o rejeitasse. “Porém Samuel disse a Saul: não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel” (1ª Samuel 15.26). É interessante notar que o impacto dessa saída do Espírito de Deus da vida de Saul foi visível a todos/as. “Então, os servos de Saul lhe disseram: eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta” (1ª Samuel 16.15). Esse é o perigo de não nos atentarmos às ordenanças e princípios espirituais. No mundo espiritual não existe campo neutro: ou estamos do lado de Deus ou do lado do sub-reino, o qual é o reino deste mundo e, assim, dizem as Escrituras: “o mundo jaz no Maligno”. Isso significa que o mundo está, de certa forma, sob o controle de Satanás (1ª João 5.19). Ainda a Bíblia afirma: “(…) ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4).
Davi fora escolhido por Deus para ministrar libertação a Saul por intermédio do louvor. Podemos afirmar de forma contundente: o louvor liberta. “Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo” (1ª Samuel 16.17). “E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.” (1ª Samuel 16.23).
Davi era: “(…) eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele” (1ª Samuel 16.18). Um ministro de louvor na Casa de Deus necessita das características elencadas neste trecho das Sagradas Escrituras: “tocar (habilidade musical), ser valente e vigoroso, homem de guerra, ser prudente em palavras e de gentil presença”. A Igreja é conduzida ao Louvor e à Adoração; assim sendo, todos nós precisamos buscar essas características preciosas, pois o louvor liberta.
Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!
Em Cristo, Pr. Wesley Nascimento