LIÇÕES

Devocional 06-02

Leitura bíblica: Marcos 1.16-20

6 de Fevereiro

No tempo de Jesus na Galileia, os meninos de Israel iniciavam os estudos da Torah aos 6 anos e terminavam aos 10 anos. Esse primeiro estágio era chamado de Beit Sefer (Casa do Livro). Os que se destacavam continuavam os estudos na escola secundária, (Beit Tamuldi) e mergulhavam no restante das Escrituras e, também, na tradição oral dos rabinos e de suas muitas interpretações e aplicações da Lei de Moisés. Os que não se destacavam se dedicavam a aprender o ofício da família. Aos 14 e 15 anos, somente os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado, e passavam a ser chamados de talmidim (discípulos).

Nessa fase, o adolescente escolhia um rabino, e lhe pedia para ser seu talmid (discípulo). Havia um processo rigoroso para se tornar um discípulo de um grande rabino da época, se investigava a vida do candidato e se testava o seu conhecimento das Escrituras, pois o rabino queria saber se o candidato estava no seu nível, nesse processo muitos voltavam para casa. O sonho de todo menino era ser aprovado e ouvir o rabino dizer: “vem e segue-me”. O alvo do rabino era fazer com que seu discípulo se tornasse como ele e por isso deveriam estar sempre juntos.

Jesus quebrou alguns paradigmas em seu tempo e fez revolução no discipulado. Jesus não escolheu nenhum Rabi e nem foi rejeitado por nenhum deles. Jesus foi reconhecido como Rabi por Nicodemos que disse: “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele” (João 3.2).

Jesus realizou esse processo de discipulado indo contra a estrutura de seu tempo. Ele mesmo escolheu seus discípulos: “não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós” (João 15.15). Jesus faz algo inusitado, Ele escolheu homens simples, que tinham sido rejeitados, que não tiveram a possibilidade de pertencer a um grupo de discípulos. Ele chamou pescadores como Pedro, Tiago, João e André para serem seus discípulos. Eles ouviram a frase que todo adolescente e jovem queria ouvir: “vem e segue-me”. Jesus inicia seu ministério com aqueles que foram rejeitados, mostrando que todo aquele que

tem um encontro real com Ele, passa a viver uma vida diferente, pois se torna um discípulo de Cristo.

Todos podem ter suas vidas transformadas pelo poder do Evangelho. Quando se discipula alguém baseando-se em Cristo e não no seu próprio eu, a busca sempre será por santidade, e essa santidade leva o discípulo a ter um amor por vidas. Assim que ele entende, ele passa a fazer o mesmo. Muitos são rejeitados pelos padrões deste mundo, mas não são rejeitados por Cristo. Jesus se envolveu com aqueles homens que segundo os padrões religiosos foram rejeitados, e por meio do discipulado levou aqueles homens a um viver em santidade e a uma transformação completa em suas vidas.

Somos chamados para participarmos do Corpo de Cristo, da forma que estivermos, e à medida que O conhecemos, somos levados a uma transformação de vida. Em que a cada dia temos que negar os prazeres da carne, de forma que Cristo continue crescendo em nós, “é necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30). Você não foi escolhido segundo os padrões deste mundo, mas sim pelos padrões de Jesus. Somos escolhidos para sermos discípulos/as de Cristo. Ele acredita em nós, porque Ele sabe quem somos, e sabe em quem podemos nos tornar por meio Dele.

Em Cristo Jesus,

Pr. Carlos Serafim