6 de Março
Leitura bíblica: 1º Coríntios 9.24-27
É possível alcançar a vitória, mas é preciso nos prepararmos.
O texto mostra uma linguagem bem esportiva. Paulo recorre aqui ao conhecimento dos leitores e ouvintes.
De dois em dois anos, eram realizados jogos próximo à cidade de Corinto, ou mesmo na cidade. Antes que o dia dos jogos chegassem, os atletas não ficavam parados aguardando o dia da competição. Eles se submetiam a 10 meses de treinamento rigorosos e total dedicação. Paulo usa as imagens do atletismo e do pugilismo para incentivar a lutar pela fé. E, para lutar pela fé, é necessário: treinamento, disciplina e dedicação.
Irmãos/ãs, queremos viver nos preparando para o Grande Dia que seremos coroados/as com a vitória! Para isso, precisamos nos preparar em adoração, acolher a Palavra, vivenciá-la e avançar rumo à eternidade. Os atletas se preparavam tanto para receberem o prêmio que, ao final, era a coroa corruptível. Com o passar do tempo, ela murchava e já não tinha mais valor.
O que Paulo diz para mim e para você, é que não corremos atrás deste tipo de coroa. Corremos atrás de um tipo de coroa incorruptível que o tempo não desfaz. Irmãos/as: vocês têm corrido atrás de que tipo de coroa? Ou você nunca pensou nisso?
Paulo tinha convicção da sua crença, dos seus valores. Ele escreve a Timóteo, dizendo: “combati o bom combate” (como bom atleta de Cristo); “completei a carreira” (fiz aquilo que o Senhor propôs); “e guardei a fé”. Paulo lutou segundo as normas do senhor. Ele diz: “a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto Juiz, me dará Naquele Dia, e não somente a mim, mas também a todos quanto o amam” (1ª Tm 4.8). Aqui, Paulo está falando do prêmio de uma vida de retidão.
No estádio, todos correm. Por mais treinados que sejam, só um ganha o prêmio. Temos que correr! Quem corre para alcançar o prêmio não é indisciplinado e nunca pensa em desistir no meio da jornada. Paulo dizia: “corro não sem meta, luto não com golpes inúteis, errados, mas luto para alcançar minha meta”. Temos que correr com metas traçadas: onde estou, aonde quero chegar, qual caminho a seguir, quais ferramentas a usar.
Quantas pessoas dando murro ao vento, cansando, mas recebendo apenas coroas corruptíveis? Isso porque, apesar de todo treinamento, não conseguem combater o bom combate, porque falta seguir as normas Daquele que as arregimentou. Podemos ter o preparo físico, fazer todas as tarefas, no melhor tempo possível. Mas, ao final, o que nos aguarda é uma coroa corruptível. Se a obra permanecer, é sinal de que ela está sobre o fundamento, que é Jesus. Por isso, eu esmurro minha carne para que eu não venha perder meu galardão.
Você é um atleta de Cristo! É preciso se preparar todos os dias, pois só serão premiados os que cumprirem as normas. Somente receberão a coroa incorruptível os que combaterem o bom combate, completarem a carreira e guardarem a fé. A salvação é um dom gratuito, mas o galardão é algo a ser conquistado. A qualidade de nosso serviço é o critério.
Como atleta de Cristo, não podemos deixar de servi-Lo. A responsabilidade é grande, pois todo atleta prestará contas ao próprio Deus, que provará quanto vale a obra de cada um. Portanto, seja um atleta de Cristo e siga as normas de Jesus.
Pra. Rosemary Barbosa