LIÇÕES

Devocional 06-05

6 de Maio

Leitura bíblica: Atos 3.1-10

O texto de Atos 3.1-10 narra um dos muitos “Atos dos Apóstolos”. Atos estes impetrados por inspiração e poder do Espírito Santo de Deus. Ressalto aqui o início da narrativa: “Pedro e João subiam ao templo […]”. Repare que, vivendo em uma comunidade de discípulos de Cristo, a interação nas relações transcende a questão de parentesco sanguíneo. Os discípulos, irmãos de sangue, eram Tiago e João; porém, em uma das passagens mais simbólicas do livro de Atos, em uma das passagens que corroboram para dar nome ao  próprio livro, os dois discípulos protagonistas são irmãos, mas irmãos em Cristo. João fazia aquela caminhada acompanhado de Pedro, e não de Tiago.

Em uma comunidade de discípulos, o número dos irmãos cresce à medida que cada um de nós vê em seu próximo não apenas um amigo, mas um irmão. Pedro e João buscavam viver como discípulos de Cristo, membros do mesmo Corpo; ou seja, um. Assim, o Espírito Santo, verdadeiro protagonista do livro de Atos, encontrava a liberdade para operar através deles. Operar milagres como o da cura deste coxo de nascença que atravessou o caminho dos apóstolos. 

Irmãos, assim como no caso de Pedro e João, eu e vocês também devemos construir e manter esta relação de discípulos de Cristo, dando suporte uns aos outros, discipulando uns aos outros, orando uns pelos outros e, juntos, ganhando vidas para Cristo Jesus e consolidando-as para a honra e a glória do nosso Deus. Se um tropeçar, o outro segura, se um fraquejar, o outro fortalece. Juntos e com Cristo somos mais fortes.

Pr. Marcos Ferreira