6 de Junho
Leitura bíblica: João 14
Nem sempre é tão simples entender o que é a verdade. Hoje, há tantas teorias (muitas vezes completamente opostas) que se misturam com a maldade e a desonestidade humana, e, por vezes, podemos nos sentir perdidos e confusos. E isso não é exclusividade de nossos tempos. O profeta Jeremias diz algo muito forte sobre seus dias: “a verdade foi destruída” (Jeremias 7.27-28).
Mas, o texto de João 14 revela muitas verdades sobre a Verdade.
Primeiro, Jesus afirma que Ele é a verdade (v.6). A verdade é Jesus, e se queremos a Verdade, precisamos olhar para Ele.
Segundo, Jesus não só é a Verdade, mas ensina o que é verdadeiro. Se existe tanta desconfiança sobre o que é verdade ou mentira, Jesus usou uma expressão bem interessante na Bíblia: “em verdade, em verdade, vos digo […]”. Ou seja, isso aqui é verdade verdadeira. Pode confiar! Essa expressão aparece neste capítulo 14, no verso 12, e por mais 24 vezes nos Evangelhos.
Por fim, Jesus promete que deixará conosco o Espírito da verdade (v.17). E por que o Espírito Santo é o Espírito da verdade? Porque Ele vem para apontar para Jesus, que é a Verdade, e para lembrar esses ensinamentos verdadeiros de Cristo (v.26).
Uma vez, escutei algo muito curioso: Deus deu Seu único Filho (Jesus) para salvar o mundo. E Satanás deu sua única filha (mentira) para destruir o mundo. Isso é forte, não é? Então, a mentira não possui nada digno de celebração. Que busquemos a cada dia o caminho da verdade, honestidade e sabedoria!