6 de Julho
Leitura bíblica: Salmo 22
Ao longo da vida há momentos em que sentimos o medo e a fé disputando espaço, gerando oscilações de humor, de paciência e de esperança em nós. E, muitas vezes, nos sentimos mal por isso, e colocamos a fé de grandes homens de Deus como alvos inalcançáveis. Mas, vemos ao longo do livro de Salmos como Davi e os demais salmistas foram transparentes com seus sentimentos e vivências.
1º conflito: entre o v. 1 e o v.5 , observe que ele indica que se sente da seguinte forma: a) desamparado; b) que a salvação para seu gemido está distante; c) que Deus não o responde. Mas, em seguida, ele usa duas ferramentas para reverter essa situação de seu coração: a) declarar a santidade de Deus; b) relembrar os feitos de Deus do passado. Ou seja, o sentimento ruim veio e ele tentou combater esse sentimento. Porém, no versículo seguinte, vemos que o ciclo recomeça…
2º conflito: nos v. 6-8, ele já começa a expressar angústias novamente: a) autoestima baixíssima; b) rejeição total por parte do povo; c) pessoas zombando até de sua fé, e, mais uma vez, o salmista tenta combater esses sentimentos. Já nos versículos 9 e 10, da seguinte forma: a) lembra que Deus o fez; b) lembra que foi Deus quem o preservou até aquele instante; c) lembra que ele foi consagrado a Deus desde o ventre.
É importante perceber como a carne e o espírito estão sempre em batalha em nosso interior. Porque, logo em seguida, o ciclo se reinicia mais uma vez…
3º conflito: nos versículos 11-18, o salmista começa a identificar suas tribulações novamente: a) medo da morte (existem muitos que estão cercando e rodeando, buscando devorá-lo); b) coração derreteu, vigor secou. E, pela terceira vez, ele começa a enfrentar seus sentimentos e desafios: a) clama pelo socorro do Senhor; b) declara que o Senhor é sua força; c) diz que louvará ao Senhor no meio da congregação etc.
Enfim, existem situações e momentos da vida que são difíceis mesmo. E é natural sentir-se cansado, desanimado, amedrontado etc. Mas, em meio a tudo isso, é sempre importante combater esses sentimentos e pensamentos, visando permanecer inabalável em meio a tudo isso. O salmista diz no v. 26: “que o coração de vocês viva para sempre”. Que possamos vencer todos os nossos desafios com saúde física, mas também com o coração e o espírito saudáveis.
Seja transparente com seus sentimentos, mas use as ferramentas que Davi usou para enfrentá-los!
Pr. Marcelo Barros