LIÇÕES

Devocional 06-11

6 de Novembro

Leitura bíblica: Efésios 5.8-10

Por que somos filhos da luz? Somos filhos da luz porque Jesus é a luz do mundo. Não é por acaso que o Natal é conhecido como Festa da Luz, pois celebra o nascimento de Jesus Cristo, a Luz do Mundo. Quando Jesus Cristo nasceu, era noite e havia uma estrela que iluminou o caminho. Esta escuridão da noite é uma representação das pessoas que estão nas trevas e espiritualmente cegas.

O segundo evento dramático é com a morte de Jesus. Ele foi morto durante o dia e rapidamente escureceu quando ele morreu. Jesus era a luz quando andou entre nós, e o mundo encheu-se de trevas quando Ele deixou a Terra. Mas, Jesus Cristo, ao ressuscitar, trouxe-nos novamente a luz, a direção, pois Jesus Cristo é a luz que guia.

Por isso, somos FILHOS DA LUZ.

Vejamos quatro características da luz:

1.      A luz é usada para guiar: a estrela do leste foi o que guiou os magos para chegarem a Jesus. Os magos demoraram dois anos para chegarem até Jesus. Lembremo-nos de que Deus nos guia aonde quer que vamos. Ele ilumina nosso caminho.

2.      A luz dá esperança: quando vemos a luz, sabemos que chegamos ao fim das trevas. Onde não há luz, haverá escuridão.

3.      A luz pode transportar sinais ou informações: essa é uma realidade com o fios (fibra ótica) que foi desenvolvido pela Bell Labs (empresa de pesquisa industrial e conhecimento cientifico) com sede em New Jersey, EUA.

4.      A luz reflete: no meio de estar tão escuro, você pode ver o reflexo da luz que brilha nas superfícies reflexivas. Não somos a luz, mas a luz de Jesus é o que as pessoas veem. Como os pastores, precisamos ser o reflexo da luz de Jesus. Você é aquela luz no meio de todas as trevas.

Os filhos da luz x filhos do mundo:

Eles entendem que o mundo e seus eventos ou situações nada mais são do que uma fase que vai e vem. Para eles, é absurdo, portanto, tornar-se alarmista por uma situação que não é constante.

As situações não são eternas; somente Deus e Sua Palavra são constantes e eternos. Como resultado, Deus e Sua Palavra são confiáveis e dignos de confiança em qualquer situação prevalecente. É por isso que parece que eles não sentem as dores da situação em que se encontram.

Por causa dessa consciência neles, eles não procuram a solução para nenhuma situação de fora de Deus. Eles entendem que, seja qual for o caso, há uma força (poder de Deus) inata residindo neles. Essa força inata (fé) é por causa de sua inclinação espiritual para Deus.

Não há como uma força externa trazer solução para o caos e o barulho de qualquer situação prevalecente. Em vez disso, o poder interior tem a audácia de colocar de lado todo o zumbido e efeito do tumulto em sua vida.

Vejamos as palavras do salmista Salomão neste sentido: “será inútil levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto esforço; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Salmos 127.2).

Os filhos da Luz não dependem corretamente de quanto eles podem trabalhar duro em um dia. A vida dos filhos da Luz está em proporção direta à quantidade de graça que receberam. Também o quanto eles podem aproveitar as oportunidades que a graça apresenta a eles.

A graça de Deus capacita os filhos da luz:

Isso implica que eles devem ter um entendimento prático do que é graça e como fazer uso dela. O conhecimento desse fato os ajudará a satisfazer suas necessidades. Eles podem fazer isso ajustando sua antena espiritual e posicionando-a na direção certa. É claro que isso tem a ver com seu conhecimento da Palavra e da voz de Deus. O importante a notar é que nossa obediência à Palavra de Deus e nossa participação nas atividades da obra de Deus ajudarão a revelar maiores oportunidades para nós. E, como resultado, aumentamos nossas habilidades nessa direção.

Com esse entendimento, os filhos da Luz não meditam sobre uma situação. Suas vidas estão sendo guiadas pelo desenrolar dos eventos que estão alinhados com as promessas de Deus para eles, conforme estipulado na Palavra de Deus.

Essas promessas se tornam a espinha dorsal de sua fé em Deus. E, com base nisso, tudo o que eles fazem é habilitado e suas ações empreendidas agradam a Deus. Isso ocorre porque eles são feitos pela fé que está apegada à Sua Palavra.

É interessante saber que a Palavra de Deus é usada para pesar nossas atividades e a devida aprovação é dada se trabalharmos em consonância com ela. Vejamos o que declara Jeremias: “Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança” (Jeremias 29.11).

Conclusão:

A vida dos filhos de Deus não diz respeito a eles, mas sim a Deus, seu Criador. Isso implica que, para os filhos de Deus, viver não é para o benefício deles, mas para o de Deus. É correto, então, dizer que, com certeza, não há como os filhos do Reino da Luz viverem suas vidas sem Deus.

Bispo Roberto Alves de Souza – Igreja Metodista