LIÇÕES

Devocional 07-08

7 de Agosto

Leitura bíblica: 2ª Coríntios 9.6

O princípio de semear e colher é comum em toda a Bíblia porque é algo com o qual a humanidade pode se relacionar. De acordo com a Palavra de Deus, você colhe o que planta. Isto é, semear leva à colheita. Tudo aquilo que você precisa está em forma de semente; se plantarmos, certamente colheremos. A colheita não é apenas da mesma natureza da semeadura, mas também, mais numerosa que a mesma. Quem muito semeia, com abundância ceifará. Quem semeia ventos, colhe tempestade. Tudo o que funciona na nossa vida é baseado naquilo que plantamos e colhemos. Existe uma variedade de sementes. De tudo quanto fizermos, colheremos os devidos frutos. Cremos nessa lei porque é a única forma de desfrutarmos o que temos da parte de Deus para nossas vidas.

Porém, o semeador não desiste por causa do sacrifício da semeadura. Ele sai andando e chorando enquanto semeia, como diz o salmista, na confiança de que a colheita é certa, abundante e feliz. Certamente, o tempo da colheita é o mais esperado e feliz para quem semeou. É o tempo de ver o fruto que tanto se desejou e trabalhou para obtê-lo. Sonhamos com o tempo de colher porque imaginamos que este será um tempo de desfrutar e de descansar. Mas, será que é assim? Será que o tempo da colheita é um tempo de somente descansar e se alegrar?

Ao receber a colheita, a sua verdadeira natureza é revelada. Você se lembra da parábola do joio e do trigo? Foi necessário crescerem juntos para que, na hora da colheita, houvesse a separação porque, caso contrário, poderiam perder grande parte da colheita, por não conseguirem diferenciá-los.

“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro”(Mateus 13.30).

“O propósito de semear não se trata de recebermos o que desejamos, mas de produzir em nós o que Deus quer.” O tempo da colheita também é tempo de trabalho. É preciso trabalho para colher o fruto. Muitas vezes, queremos colher com facilidade e descanso. Talvez este pensamento já tenha nos atrapalhado a colher muitos frutos que Deus nos têm preparado. É preciso trabalhar para semear. É preciso trabalhar para colher. É preciso esforço e cuidado também para que o fruto não se estrague e tudo seja perdido. Precisamos saber manter o fruto colhido com cuidado e zelo. Quando recebermos de Deus o fruto daquilo que temos semeado, veremos grandes coisas acontecendo.

Ao alcançarmos a colheita que o Senhor tem preparado para nós, teremos também o conhecimento dos projetos e alvos ainda maiores que Ele já tem estabelecido para nossas vidas. Existem recompensas que são visíveis; já outras não saberemos até chegarmos ao céu. Apenas devemos semear, independentemente de como ou quando colheremos esses frutos. Quando entramos no tempo de colheita, devemos estar dispostos a renunciar ao velho para recebermos o novo de Deus.

“Outrossim, olharei para vós, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu pacto convosco. E comereis da colheita velha por longo tempo guardada, até afinal a removerdes para dar lugar à nova” (Levítico 26.9-13). Muitos ainda não colheram o novo porque os seus celeiros ainda estão cheios do velho (religiosidade, saudosismo, orgulho, arrogância, altivez, soberba) e se fecham para as coisas novas que Deus está fazendo. Abre-se para o novo, e entre em tempo de colheita.

Portanto, a colheita é da mesma natureza da semeadura. Aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Quem semeia no Espírito, do Espírito colhe vida eterna. Mas, quem semeia na carne, da carne colhe corrupção.

Crie expectativa na abundância, e não na falta, pois sabemos que a nossa fonte é Jesus, o Senhor da ceara. A sua semente causará uma invasão do sobrenatural em todas as áreas e redundará em uma grande colheita. Será uma mudança de algo natural para algo sobrenatural, manifestação divina que foge do nosso cotidiano. Entremos em tempo de colheita e alcancemos tudo aquilo que o Senhor tem preparado para nós.

Que Deus nos ajude a semearmos com alegria no campo certo, usando as sementes apropriadas para o tipo de terreno, para colhermos os frutos em abundância. Em nome de Jesus. Amém.

Pra. Rosemary Barbosa